Programa de Doutorado e Mestrado em Administração
Navegar por
O Programa de Doutorado e Mestrado em Administração (PDMA) da Universidade FUMEC é importante meio de formação e de atualização profissional na área de negócios, além de se caracterizar como provedor de docentes e pesquisadores para instituições de ensino. Sobre avaliação de egressos o PDMA da Universidade FUMEC a cada ano, atualiza sua base de informações dos atuais alunos (mestrandos e doutorandos) bem como a situação de vínculo empregatício dos que são titulados. Analisando os dados das pesquisas do PDMA sobre seus egressos, pode-se verificar que eles estão inseridos em diferentes tipos de organizações e atividades. Os principais cargos ou funções exercidas pelos egressos são: professores, gestores, consultores, analistas de sistemas, analistas de negócios, engenheiros e profissionais da área da saúde. Estes atuam em universidades, autarquias, bancos, fundações, empresas de tecnologia da informação, indústrias, empresas públicas, prestadores de serviços e comércio.
Todos os direitos reservados a Universidade FUMEC
Coleções nesta comunidade
Submissões recentes
-
Influências no esforço de vendas: um estudo no mercado de impressoras de grandes formatos
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Em comércios globalizados, a competitividade das empresas desafia critérios de avaliação das vantagens competitivas tradicionais. Desafiando os canais de vendas estão a maturidade dos clientes, leis ambientais rígidas, ... -
Marketing viral como estratégia de comunicação publicitária e sua influência na intenção de compra e visibilidade da marca sob a óptica do consumidor on-line
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)O presente estudo teve como objetivo avaliar a influência do marketing viral como estratégia de comunicação publicitária na intenção de compra e visibilidade da marca sob a óptica do consumidor on-line. A revisão da ... -
Quais os direcionadores que mais influenciam na intenção do indivíduo em ter um comportamento ambientalmente sustentável: os antecedentes religiosos ou ambientais?
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2023)A religiosidade é um dos fatores culturais que pode influenciar o comportamento das pessoas, assim como os aspectos ambientais podem gerar comportamentos pró-ambientais. Este estudo teve por objetivo a análise da influência ... -
O impacto de diferenças individuais referentes a aspectos psicológicos do consumidor feminino no comportamento de compra: um estudo empírico no mercado de moda
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)Entender o comportamento de compra dos consumidores é fundamental para que as empresas conheçam e retenham seus clientes. Esse conhecimento é, também, campo essencial para a moda que evoluiu muito e hoje é um dos mais ... -
Teoria institucional e fatores determinantes da adoção de 2011 práticas sustentáveis pelas empresas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)As discussões sobre a sustentabilidade do planeta e o papel das empresas diante dos desafios nelas envolvidos têm sido alvo de estudos e reflexões na academia e nas organizações em geral. O presente estudo avaliou o tema, ... -
As competências individuais e o comprometimento organizacional: uma análise dos agentes de segurança pública de Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)O objetivo proposto neste estudo é verificar as relações de “Comprometimento” e “Competências” no exercício da função dos agentes de Segurança Pública. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário elaborado após ... -
A administração no sistema prisional: um estudo das competências gerenciais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2007)A busca por uma administração pública gerencial tem marcado a atuação do Estado de Minas nos últimos anos. Diante desse contexto, os gerentes têm papel fundamental como agentes de mudança viabilizadores de uma nova realidade. ... -
Clima e desempenho organizacional: um estudo nas agências da Caixa Econômica Federal da região metropolitana de Belo Horizonte
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2009)Este estudo objetivou avaliar as relações entre clima e desempenho organizacional nas agências da Caixa Econômica Federal da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os estudos sobre clima organizacional remontam ás décadas ... -
Impacto da imagem e valor percebido, e suas interações com aspectos do frete e promoção na intenção de compra, valor da marca e confiança na compra de produtos em varejistas online
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2021)O comércio eletrônico marca uma nova era do comércio varejista. Sua ascensão, desde o final da década de setenta e início da de oitenta, impulsionada pela Internet, e sua consolidação, na década de noventa, decorrem das ... -
A influência da incerteza ambiental no comportamento estratégico, nas capacidades dinâmicas e no desempenho de micro e pequenas empresas: um estudo aplicado às panificadoras de Belo Horizonte
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2023)A sobrevivência e o desenvolvimento das micro e pequenas empresas no ambiente incerto exigem dessas organizações uma busca contínua por estratégias e capacidades dinâmicas assertivas para realizar seus processos e elevar ... -
Aprendizagem da gestão sob as lentes da prática: estudo em uma grande empresa
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2023)O campo da aprendizagem organizacional (AO) é complexo, multiparadigmático e controverso. Nesta dissertação, entendendo que a AO é um dispositivo interpretativo, que o conhecimento é um processo construído e situado nas ... -
Dimensões de distância e seus impactos no desenvolvimento de uma empresa sino-brasileira
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2022)As relações entre Brasil e China iniciaram a décadas atrás, e vem, desde então, tornando os países e povos mais próximos e com laços comerciais mais fortes. Contudo, nesse processo de aproximação e troca de experiências, ... -
Elas na logística: a percepção das mulheres sobre possibilidades de ascensão na carreira
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2022)Pesquisas relacionadas à carreira feminina têm crescido significativamente, mas a sua relação com políticas e práticas de equidade de gênero apresenta lacunas importantes. Estudar como as empresas têm conduzido e implantado ... -
Fatores críticos de sucesso em projetos de construção: estudo de obras públicas do município de Belo Horizonte
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2020)As obras públicas comumente são consideradas como respostas às várias demandas da sociedade, nas áreas de saúde, segurança, educação, drenagem e mobilidade urbana, contudo, alguns fatores podem afetar o sucesso desses ... -
O processo eletrônico de compras públicas: o pregão eletrônico como aliado na aquisição de bens e serviços
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Depois da popularização da internet, o mundo dos negócios não foi mais o mesmo. Constantes transformações trouxeram uma “nova economia” na qual os administradores remodelaram os processos de negócios, alterando o relacionamento ... -
O cliente tem sempre razão? A experiência do supermercadista como elemento no processo de decisão sobre formato, localização e política de preço
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Os estudos relacionados ao processo da tomada de decisão do supermercadista brasileiro quanto à escolha do formato, da localização da loja e da formulação das políticas de preço indicam uma lacuna a ser investigada, ... -
Reorganização societária e sua relação com estratégia organizacional
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)A reorganização societária se apresenta como detentora de instrumentos que viabilizam a realização de uma economia lícita de tributos, tais como a fusão, a cisão, a transformação e a incorporação,as quais, no âmbito das ... -
As relações de governança, conformidade, confidencialidade e a transparência e seus impactos no desempenho dos tribunais do Poder Judiciário brasileiro e da Justiça do Trabalho
(Doutorado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2022)Estudos que buscam explicar o desempenho da Administração Pública tem sido o foco de pesquisas nas últimas décadas. Recentemente, um debate sugere a relevância de práticas de governança e de conformidade, associadas ao ... -
Proposição de um modelo de influências no desempenho individual: um estudo qualitativo
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)As transformações decorrentes da globalização são aceleradas, exigindo novos formatos organizacionais para a manutenção do empregado comprometido com os fins, missão e resultados empresariais. A competitividade, complexidade ... -
Análise da influência do ambiente competitivo, dos fatores estratégicos financeiros e da folga organizacional no desempenho de firmas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2020)Esta pesquisa teve por objetivo analisar as influências do ambiente competitivo, dos fatores estratégicos financeiros e da folga organizacional no desempenho de firmas europeias atuantes no setor têxtil, importante por ...