dc.contributor.advisor | Gonçalves Filho, Cid | |
dc.contributor.author | Simplício, Melissa Morais | |
dc.date.accessioned | 2019-05-14T21:20:09Z | |
dc.date.available | 2019-05-14T21:20:09Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/116 | |
dc.description.abstract | Este trabalho aborda o marketing de relacionamento no setor bancário comercial,
compreendendo-o como ferramenta que produz uma ligação empresa-cliente de maneira
duradoura, a qual possibilita que os interesses do cliente, em suas particularidades, possam ser
contemplados. A questão de pesquisa que norteou a ação teórico-metodológica desta
investigação foi: Quais são os impactos da adoção de aplicativos funcionais que levamao
engajamento do relacionamento consumidor-marca em uma instituição financeira comercial?
A pesquisa de campo, embasada no método hipotético-dedutivo, apresenta um estudo de caso
que envolvem 400 pesquisados, acerca de suas percepções sobre a utilização de um aplicativo
móvel funcional com um banco comercial de seu relacionamento. O objetivo geral constitui em
identificar como a adoção do aplicativo mobile banking impacta o relacionamento consumidormarca;
mais especificamente, quanto a seu engajamento e à qualidade do seu relacionamento
com a marca. Para viabilizar a pesquisa, utilizou-se o modelo Unified Theory of Acceptance
and Usage of Technology -UTAUT, a fim de quantificar como os consumidores da marca
atribuem valor ao serviço utilizado, a partir dos construtos expectativa de desempenho,
expectativa de esforço, influência social e condições facilitadoras. A justificativa da pesquisa
embasou-se no entendimento de que o crescente uso dos aplicativos móveis e sua expansão
significativa como ferramenta de marketing de relacionamento requer uma avaliação sobre a
percepção do comportamento do consumidor quanto à adoção desse instrumento. Os dados de
campo coletados oferecem um panorama que demonstra importantes achados, por exemplo: os
dois modelos empregados são considerados válidos; no modelo alternativo, o construto
performance esperada se destaca, o qual se refere à adoção comportamental do uso do mobile
banking; os moderadores gêneros e idade não são significativos paraperformance esperadae
para engajamento; a idade é relevante quando relacionada à influência social e o gênero quando
correlacionado à expectativa de esforço e condições facilitadoras. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper approaches the relationship marketing in the comercial banking area, givingunderstanding
of a tool that provides a long term company-customer connection, which makes possible
that the consumer's specific interests can be accomplished. The question of the research
that has lead the theoretical-methodological procedure of the investigation was:Which impacts
of the adoption of functional apps lead to the engagement of the consumer-brand relationship
in comercial financial institution? The field research, based on an hypothetical-deductive
method, presents a case of study that contains about 400 interviewed about their perception of
a functional app use of their comercial bank. The main goal is to identify how the mobile
bankingadoption impacts the consumer-brand relationship, especially their engagement and
brand realtionship qualitiy. In order to make this research possible, it has been used the Unified
Theory of Acceptance and Usage of Tecnology - UTAUT- Model, as a way of measuring
how brand consumers give value to the used service, approached by the performance
expectancy, effort expectancy, social influency, and facilitating conditionsconstructs. The research
justification is due to the understanding of the growing use of the Apps and their meaningful
expansion as a tool of relationship marketing, that requires an avaliation about the perception
of the consumer behavior, regarding to the adoption of this instrument. The field data
collected offer an overview of the most relevant findings: the two models adopted are considered
valid; the alternative one, the performance expectancy construct is evident: the behavioral
adoption of the mobile banking use; the moders gender and age are not significant regarding to
expected performance and engagement. Age is relevant when related to social influence and
gender when correlated to effort expectancy and facilitating conditions. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Marketing de relacionamento | pt_BR |
dc.subject | Satisfação do consumidor | pt_BR |
dc.subject | Aplicativos móveis | pt_BR |
dc.title | Os antecedentes da adoção de aplicativos funcionais e seus impactos no engajamento e na qualidade do relacionamento consumidor-marca: o caso do Mobile Banking | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | FUMEC | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Ciências Empresariais | pt_BR |