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dc.contributor.advisorTeixeira, Luiz Antônio Antunes
dc.contributor.authorHorta, Gustavo Henrique Bhering
dc.date.accessioned2019-05-15T00:12:34Z
dc.date.available2019-05-15T00:12:34Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/124
dc.description.abstractUma conjuntura econômica turbulenta, evidenciada, sobretudo, nos últimos dez anos, aliada ao dinamismo comportamental do consumidor e à concorrência cada vez mais acirrada, faz surgir a necessidade de melhor compreensão dos fatores que conduzem o consumidor a se tornar inadimplente. As instituições de ensino superior privadas no Brasil detêm a maior concentração de alunos e de unidades em funcionamento. Elas vêm sofrendo com números crescentes de inadimplência por parte de seu corpo discente. Compreender a relação entre o comportamento do consumidor de serviços educacionais e como o planejamento financeiro deste em relação à inadimplência percebida pode fomentar o desenvolvimento de estratégias para mitigar e combater seus efeitos. A inadimplência é um fenômeno que envolve desde questões conjunturais como o desemprego, até a capacidade de planejamento financeiro do consumidor e diversas variáveis comportamentais, racionais ou emocionais. Portanto, entender as influências causadoras de inadimplência se torna um desafio. Esse conhecimento poderá não apenas contribuir para a ciência, como também servir como instrumento de gestão para as organizações. Nesse contexto, esta pesquisa, de natureza quantitativa, foi produzida com o objetivo de examinar a relação entre o comportamento do consumidor de serviços educacionais, o planejamento financeiro e suas influências na inadimplência. Utilizou a PLSSEM (Partial Least Squares Structural Equation Modeling) como técnica de análise dos dados, haja vista a existência de múltiplos relacionamentos entre as variáveis, dados não normais e contraste de predição posterior ao problema de pesquisa. O trabalho contou ainda, com um instrumento de pesquisa validado e foi mediado por meio de survey on-line para a população de alunos inadimplentes em uma amostra não probabilística. Os resultados apontaram que o comportamento do consumidor de serviços educacionais e seu planejamento financeiro são capazes de explicar uma variação em torno de 33% da inadimplência dos serviços educacionais, sendo o planejamento financeiro um mediador da relação entre o comportamento do consumidor de serviços educacionais e sua inadimplência, correspondente a 6% aproximadamente. A pesquisa possibilitou concluir que o comportamento do consumidor de serviços educacionais exerce influência significativa na inadimplência e que o planejamento financeiro representa função mediadora entre ambos.pt_BR
dc.description.abstractIn a turbulent economic environment, especially in the last 10 years, coupled with the behavioral dynamism of the consumer, and the increasingly fierce competition, the need arises for a better understanding of the factors that lead this consumer to become a defaulter. Private higher education institutions in Brazil have the highest concentration of students and units in operation and have been suffering with increasing numbers of defaults from their students. Understanding the relationship between consumer behavior of educational services as well as the financial planning of the consumer in relation to perceived defaults can foster the development of strategies to mitigate and counteract their effects. Default is a phenomenon that involves from conjunctural issues such as unemployment, to the capacity of financial planning of the consumer, and also by several behavioral variables, be these rational or emotional. Therefore, understanding the influences that cause default becomes a challenge, given that this knowledge can contribute not only to science, but also serve as a management tool for organizations. In view of this context, the present quantitative research was produced with the objective of verifying the relationship between consumer behavior of educational services, financial planning and its influence on default. The PLS-SEM (Partial Least Squares Structural Equation Modeling) has used, as a technique for data analysis, considering the existence of multiple relationships between variables, non-normal data and prediction contrast after the research problem. The work also had a validated research instrument and was mediated through an online survey for the population of defaulting students, in a nonprobabilistic sample. The results showed that the behavior of the consumer of educational services and their financial planning are able to explain the variation of approximately 33% of the default of the educational services, being financial planning a mediator of the relationship between the consumer behavior of educational services and their default, corresponding to approximately 6%. Therefore, the research made it possible to conclude that the behavior of the consumer of educational services exerts a significant influence on the default, as well as the financial planning, represents a mediating function between both.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectInadimplência (Finanças)pt_BR
dc.subjectFinançaspt_BR
dc.titleA influência do comportamento e do planejamento financeiro do consumidor de serviços educacionais na inadimplênciapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


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