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dc.contributor.advisorZiviani, Fabrício
dc.contributor.authorLima, Leandro Cearenço
dc.date.accessioned2019-05-17T22:19:19Z
dc.date.available2019-05-17T22:19:19Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/155
dc.description.abstractO termo “FinTech” refere-se a empresas que oferecem produtos ou prestam serviços financeiros baseados em plataformas digitais e de aplicações móveis. A partir de 2014, o termo passou a atrair a atenção de instituições financeiras e não financeiras, de clientes e de órgãos reguladores em escala mundial, por tornar os sistemas financeiros mais eficientes. Nesse contexto, o estudo visa a responder: Como os fatores do TRI (Technology Readness Index) e o envolvimento do consumidor atuam no papel de antecedentes ao uso das FinTechs? O estudo tem como objetivo principal analisar os fatores otimismo, inovatividade, desconforto e insegurança, bem como os tipos de envolvimento do consumidor, que atuam na intenção de uso das plataformas de inovações em tecnologias financeiras. Embora, nos últimos anos, alguns estudos enfoquem as FinTechs no Brasil, nenhum deles abordou os antecedentes que levam ao envolvimento dos consumidores com as plataformas de tecnologia financeira no país, evidenciando, assim, uma lacuna a ser estudada. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa a partir da utilização de duas escalas em conjunto, sendo o TRI e o Envolvimento do Consumidor. Como resultado, além de propor um modelo, o estudo tem o intuito de nortear as empresas que atuam no sistema financeiro brasileiro, de modo que possam definir e direcionar melhor suas estratégias, além de contribuir com novos estudos que envolvam a temática.pt_BR
dc.description.abstractThe term "FinTech" refers to companies that offer products or provide financial services for technological innovation based on digital platforms and mobile applications. Starting in 2014, the term has attracted the attention of financial and non-financial institutions, customers and regulators world wide to make financial systems more efficient. In this context, the study aims to answer: How do the Technology Readness Index (TRI) and consumer involvement factors play the role of antecedents to the use of FinTechs? The main objective of the study is to analyze the factors: optimism, innovation, discomfort and insecurity, as well as the types of consumer involvement that act on the intention to use the platforms of innovations in financial technologies. Although in recent years some studies have focused on FinTechs in Brazil, none of them have addressed the background to consumer involvement with financial technology platforms in the country, thus revealing a gap to be studied. To do so, a quantitative research was made using two scales together, with TRI and Consumer Involvement. As a result, in addition to proposing a model, the study intends to guide companies operating in the Brazilian financial system, so that they can better define and target their strategies, as well as contribute to new studies that involve the theme.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectEmpresas virtuaispt_BR
dc.subjectFinanças - Administraçãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleOs fatores do TRI e o envolvimento do consumidor como antecedentes do uso das Fintechspt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


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