Os fatores do TRI e o envolvimento do consumidor como antecedentes do uso das Fintechs
Data
2018Autor
Lima, Leandro Cearenço
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Mostrar registro completoResumo
O termo “FinTech” refere-se a empresas que oferecem produtos ou prestam serviços financeiros
baseados em plataformas digitais e de aplicações móveis. A partir de 2014, o termo passou a
atrair a atenção de instituições financeiras e não financeiras, de clientes e de órgãos reguladores
em escala mundial, por tornar os sistemas financeiros mais eficientes. Nesse contexto, o estudo
visa a responder: Como os fatores do TRI (Technology Readness Index) e o envolvimento do
consumidor atuam no papel de antecedentes ao uso das FinTechs? O estudo tem como objetivo
principal analisar os fatores otimismo, inovatividade, desconforto e insegurança, bem como os
tipos de envolvimento do consumidor, que atuam na intenção de uso das plataformas de
inovações em tecnologias financeiras. Embora, nos últimos anos, alguns estudos enfoquem as
FinTechs no Brasil, nenhum deles abordou os antecedentes que levam ao envolvimento dos
consumidores com as plataformas de tecnologia financeira no país, evidenciando, assim, uma
lacuna a ser estudada. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa a partir da utilização
de duas escalas em conjunto, sendo o TRI e o Envolvimento do Consumidor. Como resultado,
além de propor um modelo, o estudo tem o intuito de nortear as empresas que atuam no sistema
financeiro brasileiro, de modo que possam definir e direcionar melhor suas estratégias, além de
contribuir com novos estudos que envolvam a temática. The term "FinTech" refers to companies that offer products or provide financial services for
technological innovation based on digital platforms and mobile applications. Starting in 2014,
the term has attracted the attention of financial and non-financial institutions, customers and
regulators world wide to make financial systems more efficient. In this context, the study aims
to answer: How do the Technology Readness Index (TRI) and consumer involvement factors
play the role of antecedents to the use of FinTechs? The main objective of the study is to analyze
the factors: optimism, innovation, discomfort and insecurity, as well as the types of consumer
involvement that act on the intention to use the platforms of innovations in financial
technologies. Although in recent years some studies have focused on FinTechs in Brazil, none
of them have addressed the background to consumer involvement with financial technology
platforms in the country, thus revealing a gap to be studied. To do so, a quantitative research
was made using two scales together, with TRI and Consumer Involvement. As a result, in
addition to proposing a model, the study intends to guide companies operating in the Brazilian
financial system, so that they can better define and target their strategies, as well as contribute
to new studies that involve the theme.