Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCamilo, Ronaldo Darwich
dc.contributor.authorSilva, Rodrigo Lopes Sibalszky
dc.date.accessioned2019-06-04T22:02:41Z
dc.date.available2019-06-04T22:02:41Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/183
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo analisar o aprendizado organizacional e a gestão do conhecimento e sua relação com a ambidestria como antecedentes do desempenho de exportação de empresas de Tecnologia da Informação na região metropolitana de Belo Horizonte. Para um melhor alinhamento dos construtos, eles foram divididos em cinco grupos: Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento, Exploração, Explotação e Desempenho de exportação. A partir desta divisão, as relações foram feitas com o desempenho de exportação, que é a variável dependente do modelo proposto. Com base na amostra de 109 profissionais na área de tecnologia, foi realizado um estudo descritivo e quantitativo. A coleta de dados foi feita através de um questionário respondido pelos gerentes e profissionais de TI das empresas. Para análise de dados, as estatísticas descritivas e a técnica de modelagem de equações estruturais foram aplicadas. Os resultados mostraram que a aprendizagem organizacional tem uma correlação positiva com a gestão do conhecimento nas empresas, de acordo com a percepção dos gerentes e profissionais da área, confirmando uma das hipóteses de pesquisa. A pesquisa também mostrou que a aprendizagem organizacional tem uma influência positiva sobre a capacidade de exploração e explotação nas empresas. Adicionalmente, mediadas pela capacidade de exploração, a Aprendizagem Organizacional e a Gestão do Conhecimento não apresentaram tendência significativa e positiva no desempenho das exportações, embora gerentes e profissionais da área reconheçam sua importância. Sendo assim, supõe-se que a maioria dos gerentes e profissionais de alguma forma usam esses construtos, mas da forma que entendem, talvez porque tenham pouca compreensão e clareza de como esses processos existem. Assim, os processos que levam ao desempenho de exportação não são conhecidos de forma clara, o que pode afetar o gerenciamento dessas empresas.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to analyze organizational learning and knowledge management and its relationship with ambidexterity as antecedents from export performance of Information Technology companies in the metropolitan area of Belo Horizonte. For a better alignment from constructs, they were divided into five groups: Organizational Learning, Knowledge Management, Exploration, Exploitation and Export Performance. From this division, the relations were made with export performance, which is the dependent variable of the proposed model. Based on the sample of 109 professionals in technology area, a descriptive and quantitative study was carried out. The data collection was done through a questionnaire answered by the managers and IT professionals from the companies. For data analysis, the descriptive statistics and the modeling technique of structural equations were applied. The results showed that the organizational learning has a positive correlation with the knowledge management in the companies, according to the perception of the managers and professionals of the area, confirming one of the hypothesis of research. The research also showed that organizational learning has a positive influence on the exploitation and exploitation capacity in companies. Additionally, mediated by exploitation capacity, Organizational Learning and Knowledge Management did not show a significant and positive trend in export performance, although managers and professionals in the area recognized their importance. Thus, it is assumed that most managers and professionals somehow use these constructs, but in the way they understand, perhaps because they have little understanding and clarity of how these processes exist. Thus, processes that lead to export performance are not clearly known, which can affect the management of these companies.pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.titleExport Performance: organizational learning, knowledge management and ambidexterity relevance for IT firms in Brazilpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.contributor.advisor-coParreiras, Fernando Silva
dc.publisher.programMestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples