Export Performance: organizational learning, knowledge management and ambidexterity relevance for IT firms in Brazil
Data
2018Autor
Silva, Rodrigo Lopes Sibalszky
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Mostrar registro completoResumo
O presente estudo teve como objetivo analisar o aprendizado organizacional e a gestão do
conhecimento e sua relação com a ambidestria como antecedentes do desempenho de
exportação de empresas de Tecnologia da Informação na região metropolitana de Belo
Horizonte. Para um melhor alinhamento dos construtos, eles foram divididos em cinco grupos:
Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento, Exploração, Explotação e
Desempenho de exportação. A partir desta divisão, as relações foram feitas com o desempenho
de exportação, que é a variável dependente do modelo proposto. Com base na amostra de 109
profissionais na área de tecnologia, foi realizado um estudo descritivo e quantitativo. A coleta de
dados foi feita através de um questionário respondido pelos gerentes e profissionais de TI das
empresas. Para análise de dados, as estatísticas descritivas e a técnica de modelagem de
equações estruturais foram aplicadas. Os resultados mostraram que a aprendizagem
organizacional tem uma correlação positiva com a gestão do conhecimento nas empresas, de
acordo com a percepção dos gerentes e profissionais da área, confirmando uma das hipóteses de
pesquisa. A pesquisa também mostrou que a aprendizagem organizacional tem uma influência
positiva sobre a capacidade de exploração e explotação nas empresas. Adicionalmente,
mediadas pela capacidade de exploração, a Aprendizagem Organizacional e a Gestão do
Conhecimento não apresentaram tendência significativa e positiva no desempenho das
exportações, embora gerentes e profissionais da área reconheçam sua importância. Sendo assim,
supõe-se que a maioria dos gerentes e profissionais de alguma forma usam esses construtos, mas
da forma que entendem, talvez porque tenham pouca compreensão e clareza de como esses
processos existem. Assim, os processos que levam ao desempenho de exportação não são
conhecidos de forma clara, o que pode afetar o gerenciamento dessas empresas. This study aimed to analyze organizational learning and knowledge management and its
relationship with ambidexterity as antecedents from export performance of Information
Technology companies in the metropolitan area of Belo Horizonte. For a better alignment from
constructs, they were divided into five groups: Organizational Learning, Knowledge
Management, Exploration, Exploitation and Export Performance. From this division, the
relations were made with export performance, which is the dependent variable of the proposed
model. Based on the sample of 109 professionals in technology area, a descriptive and
quantitative study was carried out. The data collection was done through a questionnaire
answered by the managers and IT professionals from the companies. For data analysis, the
descriptive statistics and the modeling technique of structural equations were applied. The
results showed that the organizational learning has a positive correlation with the knowledge
management in the companies, according to the perception of the managers and professionals of
the area, confirming one of the hypothesis of research. The research also showed that
organizational learning has a positive influence on the exploitation and exploitation capacity in
companies. Additionally, mediated by exploitation capacity, Organizational Learning and
Knowledge Management did not show a significant and positive trend in export performance,
although managers and professionals in the area recognized their importance. Thus, it is
assumed that most managers and professionals somehow use these constructs, but in the way
they understand, perhaps because they have little understanding and clarity of how these
processes exist. Thus, processes that lead to export performance are not clearly known, which
can affect the management of these companies.