Sistema Toyota de produção: identidade cultural e cultura organizacional
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Data
2018Autor
Souza, Wadson Kaizer de
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Elementos constitutivos da identidade cultural japonesa são visualizados nos princípios e práticas organizacionais dos pilares just in time e jidoka do Sistema Toyota de Produção (STP) e repercutem no modelo de manufatura enxuta adotado por uma empresa brasileira do ramo automobilístico denominado World Class Manufacturing (WCM). O estudo de caso relativo à triangulação de características da tradição japonesa oriundas do estudo de assertivas concernentes aos quatorze princípios da cultura organizacional da Toyota (Toyota Way) confrontadas com práticas metodológicas e gerenciais dos pilares técnicos do WCM, aponta para maior ênfase no just in time orientado ao método tecnológico e menor ênfase a jidoka orientado ao gerenciamento humano. A inteligência criativa da cultura japonesa permitiu a hibridação, por intermédio da liderança horizontalizada da Toyota, de métodos americanos com valores da tradição japonesa tangentes à honra, autoridade e hierarquia. O “pensamento reverso” da Toyota converte o convencional push system (produção empurrada) para o pull system (produção puxada), constituindo originalmente uma orientação à flexibilidade e redução de perdas (just in time). Mas o fator preponderante de competitividade é o jidoka, constituído pelo gerenciamento, que inclui o erro humano como fonte de aprimoramento. Os estudos da cultura organizacional e identidade cultural do STP, empreendidos na perspectiva dos Estudos Culturais Contemporâneos, comprovam que comportamentos organizacionais da cultura Toyota foram afetados por padrões sociais e definiram as vantagens competitivas dessa organização, gerando modelos ora existentes de manufatura enxuta, como é o caso do WCM. Constitutive elements of Japanese cultural identity are visualized in the principles and organizational practices of the Toyota Production System (TPS) just in time and jidoka pillars and have repercussions on the lean manufacturing model adopted by a Brazilian automotive company called World Class Manufacturing (WCM). The case study on the triangulation of characteristics of Japanese tradition derived from the study of assertions concerning the fourteen principles of Toyota's organizational culture, confronted with methodological and managerial practices of the technical pillars of WCM, points to a greater emphasis on just in time oriented to the technological method and less emphasis on jidoka oriented to human management. The creative intelligence of Japanese culture allowed the hybridization, through Toyota's horizontal leadership, of American methods with values of Japanese tradition tangible to honor, authority, and hierarchy. Toyota's "reverse thinking" converts the conventional push system to the pull system, originally a guide to flexibility and just in time. But the preponderant factor of competitiveness is the jidoka, made up of management, which includes human error as a source of improvement. The studies of the organizational culture and cultural identity of the TPS, undertaken in the perspective of Contemporary Cultural Studies, prove that organizational behaviors of the Toyota culture were affected by social standards and defined the competitive advantages of this organization, generating already existing models of lean manufacturing, such as case of WCM.