Competência informacional e midiática em instituição de ensino superior: análise à luz do framework FACIM
Data
2017Autor
Deus, Fernando Célio de
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
Diferentes modalidades de ensino têm sido desenvolvidas e as instituições de ensino superior (IES) têm se deparado com novos desafios frente à educação, na atualidade. O crescimento acelerado das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) faz com que diferentes metodologias de ensino a distância surjam, possibilitando ao aluno estudar o conteúdo da disciplina em qualquer lugar onde se encontre. A metodologia da Sala de Aula Invertida (SAI) corresponde ao método de ensino com aulas presenciais e com o suporte de conteúdos em ambientes virtuais. Embora os alunos tenham domínio sobre os artefatos tecnológicos, isso não significa que possuam as competências informacionais necessárias para um uso crítico e responsável da informação. Com a finalidade de identificar a competência informacional dos discentes, para utilização da metodologia SAI em sua potencialidade, foi desenvolvido um framework, baseado em modelos apresentados na literatura revista, que foi testado em uma instituição que adota a metodologia da sala de aula invertida como metodologia de ensino. Os resultados demonstraram um desempenho satisfatório nas dimensões relacionadas ao acesso à plataforma e à exploração hipertextual, dentro da perspectiva de utilização das tecnologias. Foi identificado um gap relacionado às habilidades com as competências informacionais e midiáticas. Different teaching modalities have been developed and higher education institutions (HEIs) have faced new challenges in the face of today's education. The accelerated growth of Information and Communication Technologies (ICT) causes different methodologies of distance learning to emerge, enabling the student to study the content of the discipline wherever it may be found. The methodology of the Inverted Classroom (SAI) corresponds to the method of teaching with face-to-face classes and with the support of contents in virtual environments. Although students have mastery over technological artifacts, this does not mean that they possess the informational skills necessary for a critical and responsible use of information. In order to identify the informational competence of the students to use the SAI methodology in its potential, a framework was developed, based on models presented in the revised literature, which was tested in an institution that adopts the methodology of the inverted classroom as teaching methodology. The results demonstrated a satisfactory performance in the dimensions related to access to the platform and hypertextual exploitation within the perspective of the use of the technologies. A gap related to skills related to informational and media skills was identified.