Gestão do conhecimento na sucessão de empresas familiares
Resumo
O processo sucessório, nas empresas familiares, é considerado como o ponto máximo da evolução corporativa e, ao mesmo tempo, é reconhecido como o maior desafio ao qual uma empresa familiar pode ser submetida. Nesse ponto todas as suas práticas e valores são colocados à prova, e só perseveram as mais bem preparadas e consistentes. O objetivo deste trabalho é identificar a influência dos elementos estratégicos e técnicas da gestão do conhecimento no processo sucessório de empresas familiares. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa descritiva, realizada por meio de questionário (survey), com escala de mensuração Likert de cinco pontos, onde os resultados foram analisados por meio de modelagem de equações estruturais (MEE-PLS). A população pesquisada foi composta pelas empresas familiares supermercadistas mineiras associadas a AMIS - Associação Mineira de Supermercados. Esta pesquisa contribui para a sucessão nas empresas familiares pelo paradigma estratégico do conhecimento, por meio da Gestão do Conhecimento, à medida que os elementos estratégicos da gestão do conhecimento explicam 27% do processo sucessório nas empresas familiares. The succession process, in family businesses, is considered the maximum point in corporate evolution and is, at the same time, the biggest challenge a family business can face. At this point, all of their practices and values are put to the test, and only the most consistent and better prepared prevail. The objective of this work is to identify the influence of the strategic and technical elements of knowledge management, as mediators in the succession process of family companies. For such, a descriptive quantitative research was carried out by the means of a five-point Likert’s measurement scale, where the results will be analyzed through structural equation modeling (MEE-PLS). The population studied was composed by the family-owned companies associated with AMIS - Associação Mineira de Supermercados. This research contributes to succession in family business, through strategic paradigm of knowledge and knowledge management, since strategic elements of knowledge management explain 27% of succession process in family companies.