Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMuÿlder, Cristiana Fernandes de
dc.contributor.authorFalcão, Luander Cipriano de Jesus
dc.date.accessioned2020-03-18T21:34:50Z
dc.date.available2020-03-18T21:34:50Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/354
dc.description.abstractA finalidade desta pesquisa é identificar quais dimensões do Modelo de Classe Mundial para uma Função de Inteligência Competitiva exerce maior influência sobre as Ações de Inteligência Competitiva no Sebrae Minas. O objetivo deste estudo foi mensurar estas dimensões, a partir da percepção dos clientes internos da área de Inteligência do Sebrae Minas. Esses clientes internos são os funcionários da instituição citada, que correspondem ao perfil de analista e exercem alguma atividade considerada técnica, como desenvolvimento de projetos, metodologias e relacionamento com parceiros estratégicos. Foram identificados 257 funcionários com essas características, com retorno de 136 respondentes, o que proporcionou um erro amostral de 5,80%. O questionário utilizado se baseou no trabalho de Comai e Prescott (2007) do Modelo de Classe Mundial para uma Função de Inteligência Competitiva. O modelo foi adaptado para captar a percepção dos funcionários do Sebrae Minas, e utilizou apenas seis dimensões das nove propostas originalmente. O método de mensuração foi a Modelagem de Equações Estruturais (SEM), para identificar como era o impacto de cada dimensão sobre as Ações de Inteligência Competitiva no Sebrae Minas. Dessa forma foi possível identificar que apenas três dimensões exercem influência positiva, significativa e direta sobre o construto Ações de Inteligência Competitiva no Sebrae Minas.pt_BR
dc.description.abstractThe final purpose of this research is to identify which dimensions of the Model for a WorldClass Competitive Intelligence Function exert greater influence on the Competitive Intelligence actions of Sebrae Minas. The aim of this research was to measure these dimensions, starting from the perception of the internal customers of Sebrae Minas’ Intelligence department. These internal clients are the employees of the mentioned institution that correspond to the analyst profile and exert some activity that is considered technical, as project development, methodologies and relationships with strategical partners. It was identified 257 employees with these characteristics, with a return of 136 (one hundred thirty six) respondents, providing a sampling error of 5.80% (five point eight). The survey that was used was based on Comai and Prescott’s work (2007) of the Model for a World-Class Competitive Intelligence Function. This model was adapted so as to capture the perception of the employees of Sebrae Minas and it used only six of the nine dimensions originally proposed. The measurement method that was used is the Structural Equation Modeling (SEM) in order to identify and analyze the impact of each dimension on the Competitive Intelligence actions of Sebrae Minas. This way, it was possible to identify that only three dimensions have a positive, significant and direct influence on the construction of the Competitive Intelligence actions of Sebrae Minas.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectInteligência competitiva (Administração)pt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectSEBRAEpt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.titleAplicação do modelo de classe mundial para uma função de inteligência competitiva no Sebrae Minaspt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples