dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como tema a influência das e-competences dos profissionais de educação a
distância (EaD) na formação de administradores de acordo com a percepção dos alunos. A
questão norteadora foi: Quais as e-competences dos profissionais de educação a distância
influenciam o processo de ensino-aprendizagem e a formação de administradores na percepção
dos alunos? Para responder à pergunta, foi realizado um estudo quantitativo descritivo, o
método utilizado foi a análise fatorial confirmatória e os resultados apontaram para uma
deficiência do modelo na amostra da pesquisa com alunos. Os dados foram coletados por meio
de questionários e as questões, todas fechadas, foram as mesmas para toda a unidade de análise,
que deveria marcar uma opção de resposta escala Likert de 1 a 5, considerando que 1 significa
“discordo totalmente” e 5 significa “concordo totalmente”. Do estudo da literatura concluiu-se
que a formação do profissional em Administração é destacada pela ação política, a ação
econômica, o ambiente de negócios e as estratégias competitivas, e está mais voltada para
fatores relevantes do mercado, o que reduz, ou pode reduzir, a capacidade dos estudantes de
desenvolver um olhar mais crítico sobre a realidade. Assim, tanto o professor quanto o tutor,
nesses cursos, são influenciadores do processo de formação do aluno, informação confirmada
na realização da pesquisa e consolidada na avaliação dos resultados. Nesse sentido, afirma-se
que a atividade docente exige o desenvolvimento de competências específicas que são:
conhecimentos, conteúdos; habilidades, como comunicação, didática, métodos, processos
avaliativos; e atitudes como disponibilidade, empatia, rigor intelectual, ética profissional, entre
outros. Neste estudo utilizou-se um modelo de e-competences do profissional docente, e nele
foram analisados os atributos Conteúdo Específico, Metodológicos, Sociais, Pessoais e
Avaliativos. Foi realizada uma investigação com o propósito de responder a três objetivos
específicos e um objetivo geral. Evidenciou-se que o modelo de mensuração teve problemas de
confiabilidade e validade, pois aproximadamente 40% dos indicadores tiveram cargas
individuais inferiores ao nível mínimo recomendável de 0,50; a confiabilidade composta para
o construto Conteúdo Específico foi de 0,220, o que é inferior ao recomendável, e ainda, a
variância média extraída de quatro construtos foi inferior a 0,50. Apesar de ter avanços
significativos no modelo da pesquisa, que traz um aspecto inovador quanto à mensuração de
fatores relacionados às e-competences, nesta amostra específica, o modelo não conseguiu
atender aos pressupostos de confirmação das relações iniciais testadas. Ainda se pode destacar
que o estudo de natureza quantitativa foi pioneiro quanto à identificação das características dos
profissionais de cursos de Administração a distância, ressaltando que as e-competences
necessárias para o profissional do ensino em EAD, a atuação do professor e a formação
profissional do administrador estavam relacionadas as e-competences sociais, metodológicas e
pessoais, o que corrobora a necessidade de novos estudos e pesquisas que suplantem as
dificuldades e limitações encontradas nesta amostra específica. Esses resultados não impediram
a verificação da validade discriminante. Ela foi realizada comparando-se as correlações
bivariadas entre as variáveis com a raiz quadrada da variância média extraída do respectivo
construto. Os resultados indicaram, neste caso, que apenas os construtos Social e Avaliativa
tiveram análise favorável e com correlação adequada. Essas limitações não invalidam a
pesquisa realizada, uma vez que a proposta não foi generalizar os resultados, e sim iniciar a
discussão sobre a operacionalização do modelo frente aos diferentes agentes envolvidos na
aprendizagem feita em EaD e sobre as e-competences envolvidas no processo. | pt_BR |