Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMesquita, José Marcos Carvalho de
dc.contributor.authorMoura, Wenderson Fernandes
dc.date.accessioned2020-03-26T00:12:03Z
dc.date.available2020-03-26T00:12:03Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/377
dc.description.abstractO presente trabalho se desenvolve com o objetivo de analisar a relação entre capital cultural e consumo conspícuo, nas intenções de compras de produtos falsificados de luxo. Para tanto, foi realizado um levantamento tipo survey, de natureza descritiva, com base no método de Modelagem de Equações Estruturais, com a estimação por Mínimos Quadrados Parciais (MEE-PLS), com variáveis quantitativas, totalizando 309 entrevistas pessoais em shoppings e comércio populares, onde se comercializam produtos falsificados de luxo, nas cidades de Belo Horizonte e Nova Serrana, Minas Gerais. Os entrevistados foram divididos em dois grupos: Alto Capital Cultural e Baixo Capital Cultural. Verificou-se que o consumo conspícuo e o capital cultural não possuem significância na intenção de compras de produtos falsificados e que os entrevistados de Alto Capital Cultural apresentam maior predisposição à compra de produtos falsificados de luxo, se comparados com os consumidores de Baixo Capital Cultural. Com base nos estudos obtidos nesta pesquisa e em pesquisas anteriores sobre os construtos, tornou-se possível propor um modelo que objetiva contribuir com os estudos sobre o comportamento dos consumidores de produtos falsificados de luxo.pt_BR
dc.description.abstractThis work was developed with the objective of analyzing the relation between cultural capital and conspicuous consume in the purchase intentions elated to counterfeit luxury goods. For that purpose, we performed a descriptive survey based on the Method of Structural Equation Modeling by Partial Least Squares (MEE-PLS) statistics, with quantitative variables, summing up to 309 individual interviews in shopping centers and popular commerce where counterfeit luxury goods are sold in the cities of Belo Horizonte and Nova Serrana, both in Minas Gerais State. Interviewees were split in two groups, High Cultural Capital and Low Cultural Capital. It was found that conspicuous consume and cultural capital have no significance to the purchase intentions of counterfeit goods and also that High Cultural Capital interviewees have higher willingness to buy counterfeit luxury goods, when compared to Low Cultural Capital ones. Based on the findings in this research and in previous researches about these constructs, it became possible to propose a model which aims to contribute with the studies on counterfeit luxury goods consumer behavior.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectConsumidores – Atitudespt_BR
dc.subjectMarca de produtos – Falsificaçãopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleO papel do consumo conspícuo e do capital cultural na intenção de compra de produtos falsificados de luxopt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples