O estranhamento inquietante no design: por uma poética do design através dos “desobjetos” de Manoel de Barros
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Data
2016Autor
Eller, Samuel
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Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação, como teoria principal, faz um estudo sobre o estranhamento inquietante e sobre a cisão do ver, tomando como referência os textos O Inquietante de Freud, e os conceitos de “estranhamento” em Chklovski e de “cisão do ver” em Didi-Huberman. Se fez necessário buscar em outras áreas do conhecimento como teorias da psicologia, semiologia, filosofia, literatura, para promover a interdisciplinaridade entre saberes, já que esta tem como objetivo propor uma aplicação metodológica de uma poética do estranhamento nos processos criativos em design. Esta também se desdobrou em um estudo secundário sobre a percepção e a desautomatização do ver, para melhor entender os conceitos sobre a fecundidade imaginativa. E, ainda, sobre a imaginação e a desorientação do ver, quando se toma a palavra como o fator potencializador para distorcer o ver no ato criativo, para, com isso, sugerir rupturas e desvios como metodologia prática de criação na etapa denominada de Imaginação Criante. E, como forma de aproximar a prática de um poeta, ao criar, à prática de um designer, foi tomado, como objeto de análise, os “desobjetos” recorrentes na obra do poeta Manoel de Barros, que são brinquedos criados com as palavras, em forma de antropomorfismos, seres híbridos e coisificados. A partir dos quais traça-se um diálogo entre a liberdade e a potência que as palavras têm para fazer deformações, ao imaginar realidades possíveis, produtos imaginados e improváveis, mas passíveis de serem materializados. A essência da proposta, para esta metodologia, está em fazer com que aquele que cria se deixe contaminar por uma experiência aparentemente inútil, como faz o poeta em seus poemas, ao fazer combinações ou aproximações entre palavras, que, aparentemente, só teriam “disfunções” de ser. Tal prática vem de encontro ao questionamento tomado como hipótese neste estudo sobre as urgências causadoras das superficialidades e o esvaziamento dos processos criativos, como é recorrente no campo do design. Daí a pretensão de aplicar este procedimento em um segmento profissional eminentemente utilitário, muitas vezes centrado em apenas satisfazer as relações das práxis objeto/usuário. In this dissertation, the main theory is a study on the unsettling strangeness and the splitting of the view. Using references to the texts ‘The Uncanny’ of Freud, the concept of estrangement in Chklovski, and the splitting to see in Didi-Huberman. It is necessary to look at other areas as psychology theories, semiotics, philosophy, literature, to promote interdisciplinary knowledge, since it aims to propose a methodological application of a poetics of estrangement in the creative processes in design. This also deployed in a secondary study of perception and deautomatization of view, to better understand the concepts of imaginative fecundity. Yet, on imagination and disturbance of view when taking the word as the potentiating factor to distort the view in the creative act. Thus, suggesting breaks and detours as practical methodology for creating the step called Creative Imagination. As a way to approach the practice of a poet, to create, to practice a designer, was taken as an object of analysis, the applicant's “desobjetos” (something that is not an object) the poet's work, Manoel de Barros, which are toys created with the words, in the form of anthropomorphism, hybrids and ‘that is something’ beings. From which traces a dialogue between freedom and power that words have to strain, to imagine possible realities, imagined and unlikely products, but that can be materialized. The essence of the proposal for this approach is to have one that creates and to not let contaminate by a seemingly useless experience, as does the poet in his poems, to make combinations or approximations of words, which apparently only have without functions to be. This practice is against questioning taken as hypothesis in this study on the cause of the emergency superficialities and emptying of creative processes, such as the applicant in the field of design. Hence the intention to apply this procedure in a professional segment eminently utility, often centered on only to satisfy the relations of the object and user praxis