O uso das tecnologias de informação e comunicação para a construção de conhecimento no sistema de aprendizagem no Ensino Médio Integrado do IFMG
Data
2016Autor
Guimarães, Maria Inês Sabino
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
O avanço das tecnologias digitais de informação e comunicação é uma consequência natural da inteligência e da criatividade do homem, impactando diariamente em todos os ambientes sociais, dos quais fazemos parte, tornando-nos usuários - quase sempre involuntários - dessas novas tecnologias. No contexto educacional, também, evidencia-se uma natural necessidade de incorporação dessas ferramentas, de forma espontânea, integradora e interativa, atendendo aos apelos cotidianos da vivência acadêmica e social. O presente trabalho pretende elucidar como ocorre o processo de interlocução entre as (novas) tecnologias digitais e o seu uso efetivo no ensino médio do IFMG – Instituto Federal de Minas Gerais, e se esse processo contribui, de forma integradora e interativa, para a construção de conhecimentos e da aprendizagem. Seu objetivo consiste em identificar quais e de que forma as tecnologias da informação e comunicação (TIC) estão integradas à construção interativa de conhecimentos e de aprendizagem no ensino médio do IFMG. Para tanto, utilizou-se a associação das técnicas quantitativa e qualitativa, dentro da análise do objeto dessa pesquisa. O método misto de levantamento e análise dos dados – abordando conhecimentos teóricos e práticos - considera pontos de vista e perspectivas múltiplas para analisar as tecnologias digitais disponíveis, bem como sua utilização no processo didático-pedagógico no ambiente educacional do instituto. Foram aplicados questionários aos alunos, aos professores, ao coordenador pedagógico e ao técnico de laboratório do curso médio integrado do curso de Metalurgia e do coordenador da TI do Campus. Os questionários avaliaram a infraestrutura para o uso das TIC no campus, e a sua apropriação nos processos educacionais. O resultado da pesquisa apresenta um estudo inédito a respeito da implementação de uso das TIC nas práticas pedagógicas e, ainda, acerca das mudanças pertinentes e necessárias na rotina da instituição decorrentes do uso dessas tecnologias. The development in digital information and communication technology is a natural consequence of the intelligence and creativity of human beings. It has a major impact on every social environment, making us its almost inadvertent users. There is a natural need to incorporate such technologies in a spontaneous, integrative and interactive way also in an educational context, in order to meet the expectations of social and academic life. The present work aims to elucidate how the interaction between these new digital technologies occur , its effective use and whether it contributes to the acquisition of knowledge and to the learning process at the Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG. Its purpose is to identify which and in which way digital information and communication technologies are integrated into the interactive acquisition of knowledge and the learning process at the IFMG. In this regard, it was used the association of quantitative and qualitative techniques in the analysis of this object of research. The mixed method of collecting and analysing data – approaching theoretical and practical knowledge – takes different perspectives and points of view into consideration, in order to evaluate available digital technology, as well as its use in the didactical and pedagogical process in the educational environment of the IFMG. Questionnaires had been applied to students, teachers, the pedagogical supervisor and the lab technician of the Metallurgy Course as well as the coordinator of Information Technology of the Campus for the purpose of assessing the Information and Communication Technology (ICT) infrastructure and its suitability in the educational process. The findings provide a new study on the implementation of ICT in the pedagogical practice and on the appropriate and necessary changes in the institutional routine as well.