Uso de simuladores como ferramenta no ensino e aprendizagem de redes de computadores em um novo modelo de ensino
Resumo
O ensino e aprendizagem de redes de computadores tem sido um desafio constante para
instituições de Ensino Superior, tendo em vista o crescente aumento da concorrência entre
instituições e o perfil das novas gerações de estudantes que demandam inovações na maneira
de ensinar. Ao mesmo tempo, o processo de ensino de redes de computadores depende de
infraestrutura de laboratórios capaz de proporcionar aulas práticas que permitam ao aluno
vivenciar experiências bem próximas da realidade de sua futura atuação profissional. O
problema é que as instituições de ensino têm dificuldade em disponibilizar toda infraestrutura
de laboratórios capaz de atender essa demanda, considerando que os equipamentos de redes se
tornam obsoletos em pouco tempo. Sendo assim, uma das alternativas mais viável é a utilização
de ferramentas de simulação de redes de computadores, visto que existem ferramentas que
simulam infraestruturas de redes cada vez mais próximas do real e ainda podem contribuir para
a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de redes de computadores. Com base neste
contexto, o objetivo desta pesquisa é identificar as contribuições de uma ferramenta de
simulação no processo de ensino e aprendizagem de redes de computadores, dentro do novo
modelo de ensino, a Sala de Aula Invertida ou Flipped Classroom. Para atingir o objetivo foi
feito um estudo baseado em trabalhos relacionados e a seleção de um simulador com o qual foi
realizada uma pesquisa de campo em uma IES, que está implantando o novo modelo de ensino.
O levantamento de dados foi feito com as turmas do Curso Superior de Tecnologia em Redes
de Computadores, baseado na aplicação de questionários para alunos e professores, com o
objetivo de identificar a percepção dos mesmos em relação ao uso da ferramenta no ensino e
aprendizagem de redes de computadores. Como resultado da pesquisa ficou comprovado que o
simulador Cisco Packet Tracer pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem, baseado
no modelo de ensino Flipped Classroom. Segundo a percepção de alunos e professores, a
ferramenta pode contribuir nos três momentos de aula do Flipped Classroom e, indiretamente,
ainda pode contribuir para que a Instituição de ensino não precise investir em laboratórios
físicos para contemplar grande parte do conteúdo do ensino de redes de computadores. The teaching and learning of computer networks has been a constant challenge for higher
education institutions, with a view to increasing competition between institutions and the profile
of new generations of students who require innovations in the way they teach. At the same time,
the teaching of computer networks depends on infrastructure of laboratories capable of
providing practical classes that allow students to experience experiences well close to the reality
of their future professional activity. The problem is that educational institutions have difficulty
in making the whole infrastructure of laboratories capable of meeting this demand, whereas the
network equipment become obsolete in a short time. Thus, one of the alternatives more viable
is the use of tools for simulation of computer networks, since there are tools that simulate
infrastructure of networks each time closer to the real and also contribute to the improvement
of the teaching and learning process of computer networks. Based in this context, the objective
of this research is to identify the contributions of a simulation tool in the teaching and learning
process of computer networks, within the new model of teaching, the classroom Inverted or
Flipped Classroom. To achieve the goal was done a study based on work related and the
selection of a simulator with which we conducted a survey of the field in a species, which is
deploying the new model of teaching. The data collection was done with the divisions of the
upper course of technology in computer networks, based on the application of questionnaires
to teachers and students, with the goal of identifying the perception in relation to the use of the
tool in the teaching and learning of computer networks. As a result of the research have proven
that the simulator Cisco Packet Tracer can contribute to the process of teaching and learning,
based on the model of teaching Flipped Classroom. According to the perception of students and
teachers, the tool can contribute in three moments of the Flipped Classroom and, indirectly,
may still contribute to the educational institution does not need to invest in physical laboratories
to provide much of the content of the teaching of computer networks.