Análise do perfil do professor de EAD frente à e-Competência
Data
2017Autor
Leal, Frederico Franklin Albuquerque
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
Esse trabalho tem como foco, analisar o perfil do professor da educação a distância (EAD) frente à sua competência para lidar com as tecnologias da informação e comunicação (eCompetência) e avaliar o ambiente tecnológico onde o docente atua. Neste intento foram utilizados dois modelos: o modelo proposto por Mendonça e colaboradores (2012) que descreve as eCompetências na modalidade EAD para professores do ensino superior; e o modelo de Ajuste entre a Tarefa e a Tecnologia, de Goodhue e Thompson (1995), que auxilia descrever em que grau a tecnologia ampara um indivíduo na realização de tarefas. Especificamente, pretendeu-se desenvolver um modelo para mensuração das eCompetência e aceitação de ambiente tecnológico, testa-lo e analisar os fatores percebidos pelos docentes de EAD frente ao modelo criado, analisar as dimensões formadas pelos fatores gerados no estudo e por fim propor modelo de análise de perfil docente e discente frente à eCompetência e ambiente tecnológico. Primeiramente foi elaborado um Modelo Analítico representado posteriormente por um questionário de natureza quantitativa do tipo survey para analisar o perfil do professor de EAD frente à eCompetência e avaliação do ambiente tecnológico. O questionário foi então validado por especialistas e submetido à docentes que atuam ou já atuaram em disciplinas na modalidade EAD no ensino superior. Os resultados obtidos foram testados e analisados através da Análise Fatorial Estatística. As dimensões formadas pelos fatores resultantes da análise fatorial, permitiram a proposição de um novo modelo de análise de perfil docente e discente no ambiente virtual. Nele o professor atua principalmente como mediador, mantendo uma relação horizontal com os alunos, sem hierarquia onde ambos são aprendentes. Como proposta de trabalhos futuros, sugeriu-se aplicar o Modelo Analítico sob o olhar dos alunos da EAD, sob o olhar do suporte técnico de tecnologia da informação da EAD e sob o olhar das instituições de ensino no ambiente educacional a distância. This work aims to analyze the profile of the distance education teacher in sight of its competence to deal with information and communication technologies (eCompetence) and to evaluate the technological environment where the teacher works. In this attempt two models were used: the model proposed by Mendonça and collaborators (2012) that describes eCompetences for the academic staff in higher education, and the Goodhue and Thompson (1995) task-technology fit (TTF) model that explain how technology leads to performance impacts. Specifically, it was intended to develop a model for the measurement of eCompetence and acceptance of technological environment, to test it and to analyze the factors perceived by distance education teachers in relation to the model created, to analyze the dimensions formed by the factors generated in the study and to propose a model that describe the teachers and student eCompetence profile. The fist step was to draw a quantitative survey to analyze the profile of the distance education teacher in relation to eCompetence and evaluation of the technological environment. The survey was then submitted to teachers who work or have already worked in distance learning for higher education. The obtained results were tested and analyzed through Statistical Factor Analysis. The dimensions formed by the factors resulting from the factorial analysis allowed the proposition of a new model of teacher and student profile analysis in the virtual environment, where the teacher acts mainly as mediator, maintaining a horizontal relation with the students, without hierarchy where both are learners. As a proposal for future work, it was suggested to apply the Analytical Model to distance education students, to distance education technical support and to distance learning institutions.