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dc.contributor.advisorReis Neto, Mário Teixeira
dc.contributor.authorCarneiro, Cláudia Luiza Guimarães
dc.date.accessioned2020-04-17T01:05:46Z
dc.date.available2020-04-17T01:05:46Z
dc.date.issued2010
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/415
dc.description.abstractO fenômeno da globalização, a incorporação cada vez maior de novas tecnologias e a alta competitividade das empresas demandam modelos e padrões de administração que produzam resultados superiores e elevada produtividade. Reconhece-se a importância do patrimônio humano nas organizações, responsável por dirigir as ações e práticas que conduzem as empresas a resultados surpreendentes. Nesse contexto, as organizações necessitam conhecer as razões que direcionam a motivação e o comprometimento dos empregados, a fim de adotar medidas que conduzam os indivíduos a produzirem os resultados desejados. Uma vez identificados, as organizações poderão estimular os empregados a incorporarem os tipos de motivação e comprometimento idealizados, a fim de alcançar resultados e desempenhos superiores. No entanto, as pessoas são orientadas por valores distintos, sendo que essas características repercutirão no tipo de motivação e comprometimento a ser estabelecido com a organização. Os valores pessoais conduzirão os indivíduos a comportamentos variados, sendo necessário avaliar se grupos de indivíduos dotados de valores similares tendem a incorporar determinado comportamento em detrimento de outro. Além disso, um importante aspecto relativo ao trabalho é a questão das recompensas, principalmente as extrínsecas, por constituírem a forma mais concreta de reconhecimento do empregado. A presente pesquisa propõe um modelo de avaliação das variáveis, a fim de identificar as associações existentes entre elas. A partir da literatura pesquisada, foi construído um primeiro modelo relacional hipotético para a investigação. Foram feitos três grupos de foco em caráter exploratório, com o objetivo de se buscar uma melhor compreensão da relação entre as variáveis. Em seguida, realizou-se um estudo quantitativo explicativo. Os indivíduos pesquisados tinham graduação em áreas diversificadas e deveriam estar cursando ou ter cursado uma pós-graduação lato sensu ou stricto sensu. Além disto, estavam empregados em alguma organização ou exercendo algum tipo de atividade profissional. A investigação das hipóteses ocorreu a partir das informações levantadas por meio de um questionário fechado, ajustado após a realização de um pré teste. Foram entrevistadas 441 pessoas em dezembro de 2009, estudantes dos cursos de Pós-Graduação lato sensu e stricto sensu de diversas instituições localizadas em Belo Horizonte (MG) e na Região Metropolitana. Do total, 20% dos questionários foram aplicados por meio eletrônico e 80% pessoalmente. Os dados coletados foram tratados utilizando-se ferramentas da estatística multivariada. Pressupõe-se, com base nas conclusões da pesquisa, que o componente recompensas produz efeito mais representativo na motivação dos indivíduos do que os valores pessoais. Além disso, a delimitação de clusters de indivíduos com valores homogêneos, porém heterogêneos comparados aos demais grupos, permitiu a constatação de que os indivíduos se comportam de maneira distinta frente às variáveis – motivação, comprometimento, desempenho e recompensas –, de acordo com os valores internalizados. Conclui-se que o campo da pesquisa em questão encontra-se em terreno fértil, com grandes possibilidades de investigações que explorem as diversas interações dos construtos com as variáveis organizacionais.pt_BR
dc.description.abstractThe phenomenon of globalization, the incorporation of new technologies and the high competitiveness of organizations demand for models and systems of management which produce superior results and high productivity. It is important to recognize the value of human assets in organizations, responsible for directing the actions and practices that lead companies to surprising results. In this context, organizations must try to understand the reasons that drive the motivation and commitment of their employees to identify measures that lead individuals to produce the desired results. Once identified, the organizations will be able to stimulate their employees on incorporating the kinds of motivation and commitment idealized to achieve the results and a better performance. However, people are guided by different values, and these characteristics will impact on the kind of motivation and commitment to be established with the organization. Personal values will lead individuals to various behaviors and it is necessary to assess whether groups of individuals with similar values tend to incorporate a certain behavior over others. Another important aspect of the work relates with reward issues, specially, extrinsic rewards, because it represents one of the more concrete types of recognition of the employee. This research proposes an evaluation model of variables in order to identify associations between them. The hypothetic model was constructed based on the literature. Three focus groups were done to look for a better understanding of the relationship between the variables. Then there was a quantitative study explanatory. The people who were involved in the research had graduation in many different areas and their scholarity should have post-graduation in course or completed. They also had to be working or involved in any professional activity. The investigation of the hypotheses were done thought the data collected by a closed questionaire, fixed after a pre-test. There were 441 students in post-graduation courses from Belo Horizonte and metropolitan region, interviewed, on December 2009. From the amount of questionaires, 20% were received by email and 80% were applied personally, during the classes. The data collected was processed using multivariate statistical tools. The conclusions of the research show that the rewards produced an effect more representative in the motivation of individuals than personal values. In the delineation of clusters of individuals who’s homogeneous, but heterogeneous compared with other groups, led to the finding that individuals behave differently with the variables – motivation, commitment, performance and rewards – according to the values internalized. The field of the research in question lies in fertile ground, with great potential for research to explore the various interactions with other constructs of organizational variables.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.subjectValorespt_BR
dc.subjectAdministração de recompensas e incentivospt_BR
dc.titleValores, motivação, comprometimento e recompensas: proposição e avaliação de um modelo para associação de variáveispt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


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