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dc.contributor.advisorDias, Alexandre Teixeira
dc.contributor.authorVillela Filho, Roberto
dc.date.accessioned2020-05-07T11:12:53Z
dc.date.available2020-05-07T11:12:53Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/441
dc.descriptionThe easing of the requirements for the private initiative entering in higher education, in the mid 1990’s, generated an unprecedented profusion of Higher Education Institutions (HEI) in Brazil. As years went by, the scenario was characterized by the occurrence of a fierce competition concerning attracting and retention of students, who started to have a considerable variety of options of HEI and courses. To understand the behavior of this growing and heterogeneous public in relation to the HEI became a critical factor for many managers’ success. Almost always, this effort culminated in investments in communication and marketing, in distinct and diffuse ways. In spite of the practice itself having evolved, there are still advances to be achieved. Therefore, this study aimed at measuring the relation between Marketing Integrated Communication (MIC) and the institutional image of a private Higher Education Institution, under the students’ perspective. This objective expresses the possibilities of understanding how the students received and receive the different discourses around a brand; and perceive the daily practiced activity within a HEI, as well as the relation they make of this group with the image they elaborate for the institution. A research of an applied nature with descriptive character and quantitative approach was carried out. Students enrolled in the Commercial Management, Financial Management and Human Resources Management courses of the institution researched, answered a 67 question questionnaire. In order to condense the number of questions in a reduced group of variables that answered in a clearer way the objective of this work, a Factorial Analysis by the Principal Components Method was used. And to evaluate the convenience existence of the Factorial Analysis model, the Bartlett sphericity test and the adjustment measure of the Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) sample, were used. The obtained data analysis and the theory proposed to support the study allowed to identify the relation established by the students between the MIC and the institutional image of the HEI researched. Note, as an example, the consistency of the constructs that show an explicit affinity with the proposed objective: News; Institutional Routine; and Relationship.pt_BR
dc.description.abstractA flexibilização de exigências para o ingresso da iniciativa privada no ensino superior, em meados da década de 1990, gerou uma profusão sem precedentes de Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Com o passar dos anos, o cenário caracterizou-se pela emergência de uma concorrência acirrada no que tange à atração e à fidelização de estudantes, que passaram a ter uma oferta considerável de opções de IES e cursos. Compreender o comportamento desse público crescente e heterogêneo em relação à imagem das IES tornouse fator crítico de sucesso para muitas gestões. Esse esforço, quase que invariavelmente, culminava em investimentos em comunicação e marketing, de formas distintas e difusas. Em que pese o fato de as práticas terem evoluído, há muitos avanços a galgar. Portanto, este estudo pretendeu mensurar as relações entre a Comunicação Integrada de Marketing (CIM) e a imagem institucional de uma instituição privada de ensino superior, sob a perspectiva dos alunos. Este objetivo exprime possibilidades de se compreender formas como o estudante recebeu e recebe diferentes discursos em torno da marca; e percebe a atividade praticada no dia a dia, dentro da IES; bem como a relação que ele faz desse conjunto com a imagem que elabora para a instituição. Foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada com caráter descritivo e abordagem quantitativa. Discentes matriculados nos cursos de Gestão Comercial, Gestão Financeira e Gestão de Recursos Humanos da instituição pesquisada responderam a um questionário com 67 questões. Com a intenção de condensar o número de questões em um grupo reduzido de variáveis que respondesse de forma mais clara ao objetivo do trabalho, foi utilizada uma Análise Fatorial pelo Método de Componentes Principais. E para avaliar a existência de conveniência do modelo da Análise Fatorial foram utilizados o teste de esfericidade de Bartlett e a medida de adequação da amostra de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO). A análise dos dados obtidos e a teoria levantada para embasar o estudo permitiram identificar as relações estabelecidas pelos alunos entre a CIM e a imagem institucional na IES pesquisada. Registre-se, como exemplo, a consistência de construtos que apresentam afinidade explícita com o objetivo proposto: Notícias; Rotina da Instituição; e Relacionamento.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectComunicação em marketing – Brasilpt_BR
dc.subjectImagem corporativapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleA relação entre a comunicação integrada de marketing e a imagem institucional em uma instituição privada de ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


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