Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTeixeira, Luiz Antônio Antunes
dc.contributor.authorSantos, Maria Edilene do Amaral Silva
dc.date.accessioned2020-05-11T21:59:33Z
dc.date.available2020-05-11T21:59:33Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/454
dc.description.abstractEste estudo buscou estabelecer relação entre as estratégias de aprendizagem adotadas pelos alunos do Centro de Educação Aberta e a Distância do Instituto Federal Minas Gerais, na modalidade Educação a Distância, e a satisfação desses alunos com o curso. Para isso, foram investigadas as estratégias de aprendizagem metacognitivas e autorregulatórias que usam, a satisfação percebida por eles e a ligação entre essas estratégias e a satisfação desses alunos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, em que a metodologia quantitativa foi aplicada. Compôsse a amostra por 254 alunos, sendo 160 egressos e 94 regularmente matriculados. A coleta de dados deu-se por meio de questionário estruturado (survey), enviado ao endereço eletrônico dos alunos egressos e aplicado presencialmente aos alunos matriculados. Para o tratamento dos dados, foi aplicada a análise estatística multivariada com uso da modelagem de equações estruturais. Descobriu-se que os alunos se valem de estratégias de aprendizagem e que o uso delas lhes possibilita consolidar o conhecimento construído. Tanto as estratégias metacognitivas, que são as responsáveis por levar o aluno a pensar sobre o seu próprio pensamento, quanto as estratégias autorregulatórias, que o movem a aprender a aprender, são de real importância para o aluno da Educação a Distância, que precisa ser ativo e responsável para que a aprendizagem aconteça de forma exitosa. Tomados em conjunto alunos egressos e matriculados, os dados evidenciam que 22% deles demonstraram satisfação com o curso que realizaram. Analisando-se os dados por segmento, foram encontrados resultados bem distintos. Os alunos egressos demonstraram 31% de satisfação, enquanto os matriculados apenas 10%. Acredita-se que a diferença entre os cenários possa estar relacionada à inserção deles no mercado de trabalho. Conforme dados revelados pela pesquisa, 49,4% dos alunos egressos trabalham na área do curso que realizaram, ao passo que, para os atualmente matriculados, o maior percentual aparece entre aqueles que nunca trabalharam na área do curso, com um índice de 42,6%. Concluiu-se que o aluno que já deixou a instituição e trabalha na área para a qual se capacitou consegue perceber com mais clareza a importância da capacitação para sua vida profissional, enquanto aquele que não está inserido no contexto do trabalho não percebe tal relevância.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to establish the relationship between the learning strategies adopted by the students of the Centro de Educação Aberta e a Distância do Instituto Federal Minas Gerais, on it’s e-learning form and the satisfaction of these students with their course. It was researched, the metacognitive and self-regulatory learning strategies they used, their perceived satisfaction and investigated the link between strategies and satisfaction. This is a descriptive research in which the quantitative methodology was applied. The sample was composed of 254 students, 160 graduates and 94 regularly enrolled. Data collection was made of by a structured questionnaire (survey) sent to the e-mail addresses of the graduating students and applied in person to the students enlisted. For data treatment was enforced the multivariate statistical analysis with the use of structural equation modeling. It was found that students adopt learning strategies and that their use allows them to consolidate the knowledge built. Both the metacognitive strategies, which are responsible for taking student to think about their own thinking, and the self-regulation strategies that move them to learn their own learning, are of real importance for the e-learning student who needs to be active and Responsible for making the process happen successfully. Taken together, graduated and enrolled students, data shows that 22% of them demonstrated satisfaction with the course they took. By analyzing these data by segment, a different results were found. The students graduated demonstrated 31% satisfaction while those enrolled only 10%. It is believed that the difference between the scenarios may be related to their insertion on labor market. According to the research, 49.4% of the graduated works in the area of the course they attended, whereas for those currently enrolled, the highest percentage appears among those who have never worked in their field of study, with an index of 42,6%. It was concluded that the student who has already left the institution and works in some area for which he/she has been trained can clearly perceive the importance of qualification for his/her professional life while the ones who are working in their field of study still does not understand this relevance.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_BR
dc.titleEducação à distância: relações entre as estratégias de aprendizagem e a satisfação de alunospt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples