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dc.contributor.advisorFiuza, César Augusto de Castro
dc.contributor.authorAlmeida, Letícia da Silva
dc.date.accessioned2020-10-06T21:59:37Z
dc.date.available2020-10-06T21:59:37Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/617
dc.description.abstractA presente dissertação exibe pesquisa bibliográfica, na modalidade qualitativa e método dedutivo, tendo como objetivo a investigação do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), que acomete crianças e adolescentes em idade escolar, bem como analisar sobre a aplicabilidade do Estatuto da Pessoa com deficiência. Utilizou-se na pesquisa entrevistas realizadas e publicizadas por respeitadas fontes, com profissionais psicólogos, psicopedagogas, neurologistas, docentes a fim de obter informações de sintomas e aspectos específicos da criança e adolescente com TDAH identificados por estes profissionais e as consequências na vida destas pessoas. Buscouse analisar o papel do Direito, em especial a Legislação: Estatuto da Pessoa com Deficiência, e a (in)efetividade de referida norma no resguardo de infantes que possuem de TDAH. Também foi abordado a necessidade de profissionais, que lidam diretamente com essas crianças e adolescentes, de conhecer sobre o TDAH e outros transtornos, para lidar adequadamente com cada um de acordo com cada indivíduo, além da necessidade de inserção de novas metodologias de ensino para inclusão de crianças e adolescentes que possuem os transtornos, buscando garantir o direito fundamental a educação inclusiva pela escola pública ou privada.pt_BR
dc.description.abstractThe present dissertation presents bibliographic research, in the qualitative modality and deductive method, with the objective of investigating Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), which affects children and adolescents of school age, as well as to analyze the applicability of the Statute of the person with a disability. Interviews were conducted and publicized by respected sources, with professionals psychologists, psychologists, neurologists, teachers in order to obtain information about symptoms and specific aspects of the child and adolescent with ADHD identified by these professionals and the consequences in the lives of these people. The purpose of this study was to analyze the role of Law, especially the Legislation: Statute of the Person with Disabilities, and the (in) effectiveness of this norm in the protection of infants who have ADHD. It was also addressed the need for professionals, who deal directly with these children and adolescents, to know about ADHD and other disorders, to deal adequately with each according to each individual, in addition to the need to insert new teaching methodologies for inclusion of children and adolescents who have the disorders, seeking to guarantee the fundamental right to inclusive education by the public or private school.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectDistúrbio do déficit de atenção com hiperatividade - Brasilpt_BR
dc.subjectEducação - Brasilpt_BR
dc.subjectInclusão escolar - Brasilpt_BR
dc.titleA inclusão da criança e adolescente com TDAH no âmbito escolar: análise da aplicabilidade do Estatuto da Pessoa com Deficiênciapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.contributor.advisor-coCosta, Fabrício Veiga


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