A inclusão da criança e adolescente com TDAH no âmbito escolar: análise da aplicabilidade do Estatuto da Pessoa com Deficiência
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Data
2018Autor
Almeida, Letícia da Silva
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A presente dissertação exibe pesquisa bibliográfica, na modalidade qualitativa e método
dedutivo, tendo como objetivo a investigação do Transtorno de Déficit de Atenção com
Hiperatividade (TDAH), que acomete crianças e adolescentes em idade escolar, bem
como analisar sobre a aplicabilidade do Estatuto da Pessoa com deficiência. Utilizou-se
na pesquisa entrevistas realizadas e publicizadas por respeitadas fontes, com
profissionais psicólogos, psicopedagogas, neurologistas, docentes a fim de obter
informações de sintomas e aspectos específicos da criança e adolescente com TDAH
identificados por estes profissionais e as consequências na vida destas pessoas. Buscouse analisar o papel do Direito, em especial a Legislação: Estatuto da Pessoa com
Deficiência, e a (in)efetividade de referida norma no resguardo de infantes que possuem
de TDAH. Também foi abordado a necessidade de profissionais, que lidam diretamente
com essas crianças e adolescentes, de conhecer sobre o TDAH e outros transtornos, para
lidar adequadamente com cada um de acordo com cada indivíduo, além da necessidade
de inserção de novas metodologias de ensino para inclusão de crianças e adolescentes
que possuem os transtornos, buscando garantir o direito fundamental a educação
inclusiva pela escola pública ou privada. The present dissertation presents bibliographic research, in the qualitative modality and
deductive method, with the objective of investigating Attention Deficit Hyperactivity
Disorder (ADHD), which affects children and adolescents of school age, as well as to
analyze the applicability of the Statute of the person with a disability. Interviews were
conducted and publicized by respected sources, with professionals psychologists,
psychologists, neurologists, teachers in order to obtain information about symptoms and
specific aspects of the child and adolescent with ADHD identified by these
professionals and the consequences in the lives of these people. The purpose of this
study was to analyze the role of Law, especially the Legislation: Statute of the Person
with Disabilities, and the (in) effectiveness of this norm in the protection of infants who
have ADHD. It was also addressed the need for professionals, who deal directly with
these children and adolescents, to know about ADHD and other disorders, to deal
adequately with each according to each individual, in addition to the need to insert new
teaching methodologies for inclusion of children and adolescents who have the
disorders, seeking to guarantee the fundamental right to inclusive education by the
public or private school.