dc.contributor.advisor | Kilimnik, Zélia Miranda | |
dc.contributor.author | Ramos Júnior, Ivan de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2020-10-27T00:01:20Z | |
dc.date.available | 2020-10-27T00:01:20Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/676 | |
dc.description.abstract | O mundo do trabalho contemporâneo, caracterizado por crescentes exigências, mudanças e instabilidade, tem contribuído para a proliferação de dilemas relativos à carreira, ao trabalho e à interface vida pessoal/familiar e trabalho. Esse contexto demanda, em consequência, a adoção de estratégias de carreira e modos de engajamento na carreira adequados para lidar com os desafios e problemas relacionados à carreira contemporânea. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi construir e validar um instrumento para avaliar dilemas, estratégias de carreira e modos de engajamento na carreira de profissionais com formação em nível superior. Para tal, foi elaborada e validada a escala de Dilemas, Estratégias de Carreira e Modos de Engajamento na Carreira. Assim, na primeira etapa, foram construídos os respectivos conjuntos de itens (variáveis) dos construtos Dilemas, Estratégias de Carreira e Modo de Engajamento na Carreira. Em seguida, o instrumento elaborado foi validado teoricamente por quatro especialistas, professores doutores em administração com larga experiência em pesquisas sobre gestão de pessoas e comportamento organizacional. Posteriormente, o instrumento passou por processo de validação semântica ao ser submetido a dois pré-testes presenciais e um estudo-piloto com aplicação a distância, dos quais participaram 65 pessoas da população em estudo. A coleta de dados se deu por meio de um survey eletrônico, em uma amostra 307 profissionais graduados, egressos de um centro federal de educação tecnológica de Minas Gerais. O processo de validação estatística envolveu várias etapas, a começar pela análise fatorial exploratória, que identificou quatro fatores, que foram adequadamente renomeados. Todos os construtos (fatores) da escala foram considerados unidimensionais, pelo critério das retas paralelas, exceto o construto Sentidos da Carreira, que apresentou quatro dimensões. Posteriormente, foi realizada uma análise fatorial confirmatória que verificou validade dos construtos da escala já que todos eles preencheram os requisitos necessários de confiabilidade, unidimensionalidade e validade convergente. A escala foi considerada, assim, validada estatisticamente pelo método da Análise Fatorial Confirmatória. Quanto à análise descritiva dos dados da pesquisa, a comparação das médias dos índices criados para representar os conceitos dos construtos demonstrou que os indivíduos experimentam diversos dilemas, especialmente frente aos indicadores referentes ao construto Sentidos de Carreira. E que fazem uso das diversas Estratégias de Carreira elencadas no instrumento, mostrando-se, contudo, mais aderentes aos indicadores da Carreira Tradicional, do que com os indicadores da Carreira Emergente (Moderna ou Proteana). Esta pesquisa apresenta, assim, uma contribuição metodológica, ao disponibilizar um instrumento validado que permite avaliar a percepção de profissionais graduados acerca de dilemas, estratégias e formas de engajamento na carreira. Os resultados apresentados podem ser considerados relevantes, uma vez que contribuem para fomentar a reflexão sobre o impacto de fatores contextuais relacionados ao mundo do trabalho nos indivíduos, em seus comportamentos, em suas carreiras, assim como na interface entre a carreira e a vida pessoal/familiar, visando à adoção de estratégias e modos de engajamento que permitam o melhor equacionamento dos dilemas e problemas enfrentados pelos profissionais na atualidade. Por fim, recomenda-se que, em pesquisas futuras, a escala de Dilemas, Estratégias de Carreira e Modos de Engajamento na Carreira seja aplicada em amostras maiores dessa mesma população e revalidada para outros tipos de população, contribuindo, assim, para o seu contínuo aperfeiçoamento. | pt_BR |
dc.description.abstract | The world of contemporary work, characterized by growing demands, changes and instability has contributed to the proliferation of dilemmas related to career, to work and interface personal / family and working life. This context demands, as a result, the adoption of career strategies and engagement modes on suitable career to cope with the challenges and problems related to contemporary career. Therefore, the aim of this study was to construct and validate an instrument to assess dilemmas, career strategies and engagement modes career professionals with degrees in higher education. To this end, it developed and validated a range of Dilemmas, Career Strategies and Engagement Career Modes. Thus, in the first stage, the respective sets of items were constructed (variables) of the constructs Dilemmas, Career Strategies and Engagement Career Mode. Then the elaborate instrument was validated theoretically by four specialists, doctors teachers in management with extensive experience in research on human resource management and organizational behavior. Later, the instrument has gone through the process of semantic validation to be subjected to two-person pre-tests and a pilot study with application to distance, of which 65 people participated in the study population. The data collection was carried out through an electronic survey on a sample of 307 graduates, graduates of a federal center of technological education of Minas Gerais. The statistical validation process involved several steps, starting with exploratory factor analysis, which identified four factors that were appropriately renamed. All constructs (factors) of the scale were considered one-dimensional, at the discretion of parallel lines, except the construct Career Directions, which presented four dimensions. Subsequently, a confirmatory factor analysis that verified the validity of the scale constructs since they all met the necessary requirements for reliability, unidimensionality and convergent validity was held. The scale was considered thus statistically validated by the method of Confirmatory Factor Analysis. As for the descriptive analysis of the survey data, the statistical analysis of indexes created to represent the concepts of the constructs shown that individuals experience different dilemmas, especially compared to the indicators for the construct Career Directions. And making use of the various Career Strategies listed in the instrument, being, however, more adherent to Traditional indicators of Career, than the indicators of Emerging Career (Modern or Protean). This research therefore presents a methodological contribution by providing a validated tool for measuring the perception of graduates about dilemmas, strategies and forms of engagement in career. These results can be considered relevant, since they contribute to foster reflection on the impact of contextual factors related to the world of work in people, in their behavior, in their careers, as well as the interface between career and personal life / family, aiming at the adoption of strategies and engagement in ways that allow for better addressing the dilemmas and problems faced by professionals today. Finally, it is recommended that, in future research, the Dilemmas of scale, Career Strategies and Engagement Modes Career is applied in larger samples of that population and revalidated for other types of population, thus contributing to their continued improvement. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Carreiras | pt_BR |
dc.subject | Carreiras - Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Gestão de pessoas | pt_BR |
dc.title | Construção e validação de uma escala de dilemas, estratégias de carreira e modos de engajamento na carreira para profissionais com formação em nível superior | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | FUMEC | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Ciências Empresariais | pt_BR |