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dc.contributor.advisorReis Neto, Mário Teixeira
dc.contributor.authorCalic, Flávio
dc.date.accessioned2020-10-27T00:03:36Z
dc.date.available2020-10-27T00:03:36Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/677
dc.description.abstractNa era da informação, as organizações têm vivenciado transformações contínuas em todos os seus subsistemas. Uma das mais importantes transformações foi a valorização dos ativos intangíveis, em especial, a valorização das pessoas dentro da dinâmica organizacional. Juntamente com isso, no intuito de cuidar e de desenvolver este novo e valioso recurso, a liderança torna-se papel central dentro das organizações e a medição do desempenho, corriqueira, pelo alto valor que as pessoas podem gerar dentro das empresas. Ao mesmo tempo, muitos estudos vêm sendo desenvolvidos, relacionando os mais variados tipos de comportamentos humanos com os capitais cultural e social. Este estudo investigou a influência do capital cultural e do capital social no desempenho dos gerentes, contemplando aspectos do desempenho relacionados às tarefas e, também, à liderança (de pessoas e de mudanças). A pesquisa também teve como foco o desenvolvimento e a validação de uma escala de capital cultural e capital social. Foi realizado um survey transversal, em outubro de 2015, com 180 gerentes de uma empresa multinacional de bens de capital. A metodologia fundamentou-se em análises estatísticas pertinentes à validação da escala, tais como da análise fatorial exploratória e confirmatória e por meio da abordagem PLS (Partial Least Square). Os resultados demonstram que todos os constructos apresentaram índices de Variância Média Extraída acima 40% e Confiabilidade Composta superior a 60%, valores adequados, no caso de pesquisas exploratórias. O constructo “Capital Cultural” apresentou um R² de 36,10%, sendo explicado pelo “Capital Social”. O constructo “Autoavaliação de Desempenho” apresentou um R² de 39,73%, sendo explicado pelos constructos “Capital Social”, “Liderança de Pessoas”, “Liderança de Mudanças” e “Capital Cultural”. Verificou-se, ao nível de 1% de significância, que, quanto maior o Capital Social, maior tende a ser o Capital Cultural e também que, quanto maior o Capital Social, maior tende a ser a Autoavaliação de Desempenho. Ao nível de 5% de significância, verificou-se que, quanto maior o Capital Social, maior tende a ser a Liderança de Mudanças.pt_BR
dc.description.abstractDuring the information era, the organizations have been living continuous changes in all its systems. One of the most important changes was the appreciation of the intangible actives, specially the appreciation of the people inside the organizational dynamic. With this, in the intention of taking care and developing this new and valuable resource, the leadership becomes central role inside the organizations and the performance measurement, ordinary, by the high value that people can generate inside the companies. At the same time, many studies have been developed, relating the most variable kinds of human behavior with the cultural and social capitals. This study investigated the influence of the cultural capital and the social capital on the managers performance, contemplating performance aspects related to the tasks and, also, to the leadership (of people and of changes). The research also had as focus the development and validation of a social capital and a cultural capital scale. A transversal survey was made, in October 2015, with 180 managers of a multinational company of capital assets. The methodology was grounded in statistic analysis pertinent to the scale validation, such as the explanatory and confirmatory factorial analysis and through the PLS (Partial Least Square) approach. The results showed that all the constructs presented indexes of Average Variance Extracted above 40% and Composed Reliability above 60%, values suitable, in the case of exploratory surveys. The “Cultural Capital” construct presented a R² of 36.10%, being explained by “Social Capital”. The “Performance Self-evaluation” construct presented a R² of 39.73%, being explained by the constructs “Social Capital”, People Leadership”, “Changes Leadership”, and “Cultural Capital”. It was verified, at a 1% level of significance, that, the larger the Social Capital is, the larger the Cultural Capital trends to be and also that, the larger the Social Capital, the larger the Performance Self-evaluation tends to be. At the level of 5% of significance, it was verified that, the larger the Social Capital, larger the Changes Leadership tends to be.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.titleA influência do capital cultural e do capital social no desempenho da gerência: um estudo em empresa multinacionalpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


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