dc.contributor.advisor | Teixeira, Luiz Antônio Antunes | |
dc.contributor.author | Rocha, Rodrigo Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2020-10-27T10:54:49Z | |
dc.date.available | 2020-10-27T10:54:49Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/682 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação objetivou analisar os impactos da educação financeira na vulnerabilidade do consumidor de baixa renda em seu processo de consumo. Para responder a esta problemática adotou-se uma metodologia desdobrada em duas partes: descritiva e quantitativa. Inicialmente, foi realizada uma análise longitudinal de dados macroeconômicos da economia brasileira nos últimos dez anos, apresentando um mapeando regional do comportamento do consumidor de baixa renda e a sua relação com a escolaridade, concentração de renda e a taxa de poupança, importantes variáveis que implicam em sua vulnerabilidade financeira. Observou-se nesta analise uma forte relação entre os indicadores estudados, com as regiões Norte e Nordeste se destacando com uma maior população de baixa renda, menor escolaridade, baixa taxa de poupança e maiores índices de inadimplência. Na segunda etapa da pesquisa, investigou-se os fatores comportamentais que provocam a vulnerabilidade deste consumidor e o seu nível de conhecimento ou de educação financeira. Para isto, foram analisados, através do método de inferência de árvore de decisão, 100 questionários estruturados aplicados em consumidores pertencentes às classes D e E da região metropolitana de Belo Horizonte/MG, entre os dias 01 a 15 de junho de 2015. Dividiu-se esta amostra em dois subgrupos iguais, com o primeiro sendo composto por indivíduos endividados adimplentes e, o segundo por endividados inadimplentes. Dentre os resultados encontrados, evidenciou-se a relevância da educação financeira na redução da vulnerabilidade do consumidor de baixa renda, atuando positivamente no seu comportamento financeiro. Como limitação da pesquisa, aponta-se a dificuldade na aplicação destes questionários, dada a insegurança e receio de alguns consumidores de baixa renda entrevistados em responder questões sobre o seu comportamento financeiro real, comprometendo uma maior assertividade na sua autoavaliação. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work aimed to analyze the impact of financial education on the vulnerability of the low-income consumer in the consumption process. To answer this problem we adopted a methodology deployed in two parts: descriptive and quantitative. Initially, a longitudinal analysis was made of macroeconomic data of the Brazilian economy over the past decade, presenting a regional mapping of the behavior of the low-income consumer and his/her relationship with schooling, concentration of income and savings rate, important variables that presuppose their financial vulnerability. In this analysis a strong relationship between the studied indicators was observed, with the North and Northeast standing out with a larger population of the low-income, lower education, low savings rate and higher default rates. In the second stage of the study, we investigated the behavioral factors that cause vulnerability of this consumer and his/her level of knowledge or financial education. For this, through the decision tree inference method, we analyzed 100 structured questionnaires given to consumers belonging to the classes D and E of the metropolitan region of Belo Horizonte/MG, between 01 to 15 June 2015. This sample was divided into two equal subgroups, with the former being composed of defaulting indebted individuals and the second of people with delinquent debt. Among the findings, the importance was shown of financial education in reducing low-income consumer vulnerability, acting positively on financial behavior. As a research limitation, the difficulty in applying these questionnaires is indicated, given the insecurity and fear of some low-income consumers interviewed to answer questions about their actual financial behavior, compromising greater assertiveness in their self-assessment. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Consumo (Economia) | pt_BR |
dc.subject | Pobres como consumidores | pt_BR |
dc.subject | Consumidores – Aspectos econômicos | pt_BR |
dc.subject | Consumidores | pt_BR |
dc.title | A educação financeira na base da pirâmide: uma análise da vulnerabilidade do consumidor de baixa renda | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | FUMEC | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Ciências Empresariais | pt_BR |