dc.contributor.advisor | Mesquita, José Marcos Carvalho de | |
dc.contributor.author | Duarte, Míriam Barros Assis | |
dc.date.accessioned | 2020-10-27T23:52:12Z | |
dc.date.available | 2020-10-27T23:52:12Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/694 | |
dc.description.abstract | Diversas são as exigências sobre o profissional docente, em especial o de ensino superior, foco
deste trabalho. O meio acadêmico insere-se em um quadro de mudanças em que as demandas
sobre determinadas tarefas, dentre elas, o ensino, a pesquisa, a extensão, a orientação de
discentes, as funções administrativas e as pressões existentes, têm trazido variadas
consequências no que tange ao comprometimento organizacional dessa categoria. Nesse intuito,
este estudo buscou identificar os fatores de pressão percebidos pelos profissionais docentes, de
uma instituição de ensino superior, e sua influência no comprometimento organizacional.
Centrado nesse objetivo, foi adotado o modelo dinâmico para análise dos fatores de pressão, e
a escala de comprometimento organizacional. Foi utilizado o censo, composto por 83 docentes
de uma instituição de ensino superior localizada no interior de Minas Gerais. No que tange aos
procedimentos metodológicos, a pesquisa foi de natureza descritiva, com caráter quantitativo,
envolvendo a modelagem de equações estruturais através do software SmartPLS. Os
questionários estruturados foram compostos por 68 questões e divididos em três grupos, o de
caracterização dos entrevistados, os fatores de pressão e comprometimento organizacional. Os
resultados indicaram que, dentre as variáveis dos fatores de pressão, apenas a carga de trabalho
e a responsabilidade individual foram identificadas como fatores positivos de pressão. O
comprometimento organizacional em destaque foi o afetivo, afirmando o envolvimento dos
profissionais com a instituição estudada. O modelo estrutural final apresentou as inter-relações
existentes entre os construtos de fatores de pressão e comprometimento organizacional, a partir
das hipóteses de estudo. Conclui-se, portanto que, quanto maior a pressão sentida no “equilíbrio
entre a vida pessoal e profissional” e a “falta de possibilidade de crescimento”, menor é o
comprometimento afetivo. Outra relação apontada foi que, quanto maior a pressão sentida pela
“carga de trabalho” e “inter-relacionamentos”, menor é o comprometimento normativo, ou seja,
aquele que reflete um sentimento de obrigação em permanecer na instituição. A
“responsabilidade individual” e a “falta de possibilidade de crescimento” impactam de forma
direta e significativa no comprometimento instrumental, visto que, quanto maior for a pressão
dessas variáveis, maior será o comprometimento instrumental, que significa permanecer na
instituição por necessidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | Several are the demands on professional teaching, in particular to higher education, focus of
this work. Academia is inserted in a context of changes in the demands on certain tasks, they,
the teaching, research, extension, guidance of students, administrative functions and the
existing pressures, has brought diverse consequences with respect to organizational
commitment in this category. In this purpose, this study sought to identify the factors of
perceived pressure by teaching professionals, an institution of higher education, and their
influence on organizational commitment. Centered in this goal, was adopted the dynamic model
for analysis of pressure factors, and organizational commitment scale. The census was used,
consisting of 83 teachers of a higher education institution located in Minas Gerais. With regard
to methodological procedures, the research was descriptive in nature, with quantitative
character, involving the structural equation modeling through the SmartPLS software. The
structured questionnaires were composed of 68 questions and divided into three groups, the
characterization of the interviewees, the pressure factors and organizational commitment. The
results indicated that, among the variables of pressure factors, only the workload and individual
responsibility were identified as positive factors. Organizational commitment in highlight was
the affective, stating the professional involvement with the institution. The final structural
model showed the interrelationships existing between the constructs of organizational
commitment and pressure factors, from the study hypotheses. It is concluded, therefore, that the
greater the pressure felt in the "balance between personal and professional life" and the "lack
of possibility of growth", the lower the affective commitment. Another relative pointed to was
that the higher the pressure felt by the "workload" and "relationships", the lower the legal
commitment, that is, one that reflects a sense of obligation to stay in the institution. The
"individual responsibility" and the "lack of possibility of growth" impact of direct and
meaningful way in the instrumental commitment, since the higher the pressure the greater the
commitment these variables instrumental, that means staying in the institution by necessity. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Professores universitários | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Comprometimento organizacional | pt_BR |
dc.title | Fatores de pressão e comprometimento organizacional: um estudo com docentes de uma IES privada | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | FUMEC | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Ciências Empresariais | pt_BR |