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dc.contributor.advisorLima, Juvêncio Braga de
dc.contributor.authorDiniz, Caroline Vaslin
dc.date.accessioned2020-10-28T00:05:59Z
dc.date.available2020-10-28T00:05:59Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/696
dc.description.abstractEssa dissertação possui como tema geral a forma como as agências de viagens e seus gestores interpretam o ambiente, formam suas estratégias e fazem seu processo de tomada de decisão. Devido à grande quantidade de mudanças nos métodos de trabalho, os desafios dos gestores no setor turístico exigem um alinhamento entre o ambiente e as estratégias formuladas para que possam sobreviver diante da alteração nos hábitos de consumo de parte da população com o uso de novas tecnologias e da entrada de novos players no mercado que diminuem a importância do processo de intermediação feita pelas as agências. Assim, no referencial teórico serão abordados como se dá o processo de formação das estratégias seguindo o modelo de três caminhos básicos extraídos da literatura especializada (HOFER; SCHENDEL, 1979), além da identificação de comportamentos estratégicos (MILES; SNOW, 1978; PORTER, 1978, 1980; MILLER, 1983; MINTZBERG, 1987, 2000). Também é dada atenção as diferentes tipologias de estratégias que são vem sendo adotadas (MILES; SNOW, 1978, PORTER, 1980; MILER, 1988; MILER; DESS, 1993; MINTZBERG, 1988). Por meio de dados obtidos através de uma pesquisa qualitativa, que se baseou em entrevistas realizadas com os responsáveis pelas agências de viagens e em análise documental, se conclui que as empresas buscaram se diferenciar de seus principais concorrentes, as agências online e a internet, com serviços mais personalizados, oferecendo um maior suporte ao cliente, dispondo-se a resolver todos os detalhes para que o turista apenas desfrute de seu tempo livre. Mas que não há a mesma preocupação em buscar inovações para o setor. Se chegou a essas conclusões após os dados cedidos pelos entrevistados encaixarem com as teorias de Porter (1986), que defende um atendimento diferenciado e focado nas necessidades de um determinado grupo, de Mintzberg (1988), que busca diferenciar um produto dos seus concorrentes oferecendo um bom suporte para o comprador ou que tenha mais confiabilidade, durabilidade e desempenho superior.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation has as a general theme the way that travel agencies and their managers interpret the environment, form their strategies and make their decision-making process. Due to the great amount of change in working methods, the challenges of management in the tourism sector require an alignment between the environment and formulated strategies so you can survive before the change in share of consumer habits of the population with the use of new technologies and the entry of new players in the market that diminish the importance of the intermediary process made by the agencies. Thus, the theoretical framework will address how is the process of formation of strategies following the model of three basic paths extracted from the literature (HOFER; SCHENDEL, 1979), besides the identification of strategic behavior (MILES; SNOW, 1978; PORTER, 1978, 1980; MILLER, 1983; MINTZBERG, 1987, 2000). Also it is given attention to the different types of strategies that are have been adopted (MILES; SNOW, 1978, PORTER, 1980; MILER, 1988; MILER; DESS, 1993; MINTZBERG, 1988). By means of data obtained through a qualitative research, which was based on interviews with those responsible for travel agencies and document analysis, it is concluded that the companies sought to differentiate itself from its main competitors, the online agencies and the Internet, with more personalized services, offering greater customer support, offering to resolve all the details so that the tourist just enjoy your free time. But there is not the same concern to seek innovations for the sector. Has been reached at these conclusions after the data provided by the respondents fit with the theories of Porter (1986), which advocates a differentiated and focused attention on the needs of a particular group, Mintzberg (1988), which seeks to differentiate a product from its competitors by offering good support to the buyer or who has more reliability, durability and superior performance.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAgentes de viagempt_BR
dc.subjectInovação Tecnológicapt_BR
dc.titleMudanças no ambiente competitivo e as estratégias em agências de turismo de Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


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