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dc.contributor.advisorMuÿlder, Cristiana Fernandes de
dc.contributor.authorVasconcelos, Aparecida Luciana
dc.date.accessioned2020-10-28T09:29:42Z
dc.date.available2020-10-28T09:29:42Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/698
dc.description.abstractAs empresas certificadas Empresas B surgiram como uma resposta à necessidade de mudança dos modos de gestão e produção das empresas, visando o cuidado maior com o impacto sobre as pessoas e o meio ambiente. Diante desta realidade, este estudo analisa o surgimento da certificação de Empresas B, descrevendo as suas características principais, objetivos, forma de aquisição, origem e funcionamento. O objetivo principal foi verificar o nível de conhecimento dos consumidores sobre as Empresas B e sua disposição em pagar mais por um produto com essa certificação. A partir de uma metodologia experimental foi simulada uma situação real que ajusta os fatores experimentais em quatro cenários diferentes, conforme as hipóteses de pesquisa. Foram aplicados questionários estruturados a 399 respondentes, analisados posteriormente através de análise estatística descritiva. A partir do estudo realizado, foram identificadas algumas das empresas no Brasil que recebem a certificação de Empresas B. Dentre os resultados, verificou-se que ainda há pouco conhecimento sobre as características de Empresa B no Brasil e que a intenção de compra é maior em empresas que apresentam informações sobre ações de responsabilidade socioambiental do que em Empresas B certificadas.pt_BR
dc.description.abstractCertified companies as B Corporations emerged as a response to the need of changing the ways of management and production enterprises, aiming at the greatest care with the impact on people and the environment. Given this reality, this study examines the emergence of certified B Corporations, describing their main features, objectives, form of acquisition, origin and operation. The main objective was to verify the level of knowledge of consumers on the B Corporations and the willingness to pay more for a product with this certification. From an experimental methodology was simulated the real situation adjusting the experimental parameters in four different scenarios, according to the research hypotheses. Structured questionnaires were applied to 399 respondents, later analyzed using descriptive statistical analysis. From the study identified a number of companies in Brazil to receive the certification B Corporation. Among the results, it was found that there is still little knowledge of the B Corporation’s characteristics in Brazil and that the intention to purchase is greater in companies with information about social and environmental responsibility actions than in B Corporations.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEmpresaspt_BR
dc.subjectResponsabilidade social da empresapt_BR
dc.titleMovimento B: a percepção do consumidor brasileiro frente a produtos de empresas Bpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


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