dc.description.abstract | Para evidenciar as disfunções burocráticas presentes no exercício de
servidores não especialistas em sua função na Administração Pública, buscou-se,
com esta abordagem qualitativa de perfil descritivo, investigar os servidores de
cargos comissionados da Câmara Municipal de uma cidade de Minas Gerais, que
não atendem aos princípios da especialização de função previstos no modelo
burocrático de Max Weber. Ao final deste estudo, evidenciou-se a necessidade de
se repensar as práticas de gestão de pessoas no serviço público tanto relativas
aos servidores de carreira – cargo efetivo – como aos servidores comissionados
– cargo de provimento. E isto em decorrência de disfunções burocráticas
caracterizadas pelos desvios dos preceitos weberianos de gestão organizacional,
principalmente, na concepção que deve nortear os critérios de seleção para os
cargos de confiança, que ignoram a escolha de candidatos tecnicamente bem
preparados. Constatou-se como principal disfunção detectada a decorrente da
exigência de concurso público, composto de provas de conhecimentos e títulos,
apenas para os servidores de cargos efetivos, em virtude do disposto no art. 37
da Constituição Federal, que autoriza a nomeação de servidores comissionados
para os cargos de confiança. Tal disfunção resulta na anomalia de um quadro de
funcionários composto por servidores efetivos – especialistas nas funções e
atribuições de seus cargos, e servidores comissionados – não especialistas nas
funções e atribuições de seus cargos. Verificou-se, também, que a
discricionariedade e o fator confiança são os determinantes dessas livres
nomeações, para as quais inexiste critérios de seleção. Neste contexto
administrativo, constatou-se a não consideração, pelos agentes políticos, neste
caso, vereadores, da exigência do art. 37 da CF/1988, de que seja observado o
modelo burocrático de Weber, que defende que os cargos públicos sejam
ocupados pelo mérito, por especialistas, mediante concurso público. Concluiu-se,
por outro lado, que tal inobservância decorre da forte herança patrimonialista do
colonialismo português ainda presente na cultura nacional, refletida nas ações
decisórias dos agentes políticos à frente das instituições públicas brasileiras que,
fazendo prevalecer os interesses pessoais e políticos sobre os interesses públicos,
determinam as nomeações para os cargos de livre provimento ignorando a
necessidade de avaliar a qualificação técnica de seus indicados para esses
cargos. Verificou-se, portanto, que os servidores comissionados atuantes na
Câmara Municipal pesquisada não são especialistas nas funções dos cargos que
ocupam, cumprindo, apenas, com o requisito de formação acadêmica básica, que
é o mínimo exigido para os cargos de provimento. | pt_BR |
dc.description.abstract | In order to highlight the bureaucratic dysfunctions present in the exercise of nonspecialists
in their role in the Public Administration, this qualitative approach with a
descriptive profile was aimed at investigating the servers of commissioned
positions of the City Hall of a city of Minas Gerais, which do not meet the principles
of role specialization foreseen in Max Weber's bureaucratic model. At the end of
this study, it was evident the need to rethink the management practices of people
in the public service, both regarding the career servers effective position and the
commissioned servers filling position. This is due to bureaucratic dysfunctions
characterized by deviations from Weberian organizational management precepts,
mainly in the conception that should guide the selection criteria for positions of
trust, which ignore the choice of technically well prepared candidates. The main
dysfunction detected was the result of the requirement of a public tender
composed of evidence, knowledge and titles only for the employees of effective
positions, by virtue of the provisions in art. 37 of the Federal Constitution which
authorizes the appointment of servers commissioned for positions of trust. Such
dysfunction result in the anomaly of a staff composed of effective servant
specialists in the functions and assignments of their positions and commissioned
servers - not specialists in the functions and duties of their positions.It was also
verified that discretion and the trust factor are the determinants of these free
appointments, for which there are no selection criteria.In this administrative
context it was noted that the political agents in this case, councilors do not
consider the requirement of art. 37 of CF / 1988, that Weber's bureaucratic model
should be observed, which advocates that public offices be occupied by merit and
by specialists through a public tender. On the other hand, it was concluded that
such nonobservance stems from the strong patrimonial list heritage of Portuguese
colonialism still present in the national culture and is reflected in the decisionmaking
actions of the political agents in front of the Brazilian public institutions that
by prevailing personal and political interests on the interests determine the
appointments to the positions of free access ignoring the need to evaluate the
technical qualification of their nominees for these positions. It was verified,
therefore that the commissioned servers acting in the City Hall researched are not
specialists in the functions of the positions they occupy, only complying with the
basic academic training requirement, which is the minimum required for the filling
positions. | pt_BR |