Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoreira, Alex
dc.contributor.authorDias, Ana Theresa Barbosa
dc.date.accessioned2020-10-28T17:12:14Z
dc.date.available2020-10-28T17:12:14Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/708
dc.description.abstractEste trabalho descreve os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo descrever a percepção de um grupo de profissionais que ocupam cargo de chefia de hospitais de Belo Horizonte sobre a aprendizagem organizacional da instituição a que pertencem. Trata-se de um trabalho quantitativo, com caráter descritivo, que utilizou a pesquisa de campo na modalidade survey, por meio do instrumento DLOQA ou questionário das dimensões da aprendizagem organizacional abreviado, que foi aplicado em 23 Hospitais de Belo Horizonte, sendo respondido por 96 gestores. Os resultados foram tratados com o método Partial Least Squares (PLS ) por meio da estatística descritiva. Foi encontrado evidências que demonstraram que apenas a dimensão sistemas para captura e compartilhamento da aprendizagem possui concordância significativa da sua presença no contexto hospitalar pesquisado, na percepção dos gestores respondentes. A dissertação traz também, a validação do questionário DLOQ-A no contexto hospitalar. Os resultados mostraram que a cultura de aprendizagem explica 35,2% da variância do desempenho organizacional. O ambiente hospitalar possui iniciativas que podem levar a uma cultura de aprendizagem organizacional.pt_BR
dc.description.abstractThis paper describes the results of a survey that aims to describe the perception of a group of professionals who occupy management positions in hospitals in Belo Horizonte on the organizational learning of the institution to which they belong. It is a quantitative work, with a descriptive content, using field research surveys through the DLOQ-A (The Dimensions of Learning Organization Questionnaire – Abbreviated), which was applied in 23 Hospitals in Belo Horizonte, and was answered by 96 managers. The results were analyzed through the PLS method (Partial Least Squares) by means of descriptive statistics. Evidence has been found that only the dimension of the systems for capturing and sharing learning is in significant conformity with its presence in the hospital studied, according to the managers’ perception. The dissertation also brings forth the validation of the DLOQ-A in hospitals. The results have shown that the learning culture explains 35.2% of the variance in organizational performance and also that the hospital has initiatives that can lead to a culture of organizational learning.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacional - Estudo de casospt_BR
dc.subjectHospitais - Belo horizonte (MG)pt_BR
dc.subjectCultura organizacional - Estudo de casospt_BR
dc.titleAprendizagem organizacional nos hospitais de Belo Horizonte na visão de seus gestorespt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples