Aprendizagem significativa e as novas tecnologias na educação a distância
Data
2013Autor
Salles, Carla Marise Canela
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Esta dissertação tem o objetivo de identificar e analisar os fatores críticos da aquisição do
conhecimento advindos do processo de aprendizagem significativa com o uso de tecnologias de
Ensino a Distância (EaD). Com a consolidação do EaD e o aparecimento de práticas de
aprendizagem mediadas por novas ferramentas tecnológicas, ampliaram-se os estudos destinados a
entender a adequação de metodologias de ensino que buscam compreender a dinâmica do
conhecimento produzido no ambiente virtual. Diante dessa realidade, a metodologia educacional na
EaD deve promover a aprendizagem significativa pautada nas teorias construtivistas com apoio das
novas tecnologias da informação e comunicação. A pesquisa objetivou identificar e analisar os fatores
críticos da aquisição do conhecimento advindos do processo da aprendizagem significativa com o uso
de tecnologias de EaD, identificar as dimensões críticas a serem analisadas; evidenciar as
dificuldades e facilidades da adoção da aprendizagem significativa e as tecnologias contemporâneas
da educação a distância além dos fatores críticos que permeiam o uso das tecnologias explorando a
dimensões entendidas como: ativa, construtivista, cooperativa, intencional e contextual. A
metodologia desenvolvida foi de natureza descritiva, com abordagem qualitativa sendo utilizado um
estudo de caso, num estudo empírico com seis alunos e seis professores de cursos de EaD de duas
instituições da cidade de Belo Horizonte, a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas em um
grupo de foco. Os resultados apresentados mostram que a partir das percepções dos dois grupos
investigados, constata-se que os professores consideram as ferramentas impressas, conceituais
como mais relevantes para se chegar a uma aprendizagem significativa ao passo que os alunos
valorizam mais as ferramentas acompanhadas de recursos lúdicos, consideradas por eles mais
dinâmicas e interativas. Ambos os grupos investigados destacam como relevantes recursos tais como
textos, imagens, áudios, vídeos, simulações, animações, links, páginas, gráficos, quadros
enriquecendo ferramentas tais como fóruns, wikis, chats, twitter, facebook, blogs, FAQ dentre outros.
Pode-se afirmar que, para que se obtenha a aquisição do conhecimento advindo do processo da
aprendizagem significativa com o uso de tecnologias, deve-se desenvolver ferramentas tecnológicas,
fundamentadas em perspectivas de cunho dialógico-problematizador e colaborativo com atividades
em que os alunos se tornem sujeitos ativos na construção dos seus próprios conhecimentos,
permitindo a interação do aprendiz com os conteúdos a serem trabalhados no sentido de estimular,
desafiar, auxiliando, assim, o seu desenvolvimento intelectual. This thesis aims to identify and analyze the critical factors of knowledge acquisition arising from the
process of meaningful learning with the use of distance learning technologies (DL).With the
consolidation of distance education and the emergence of learning practices mediated by new
technological tools have expanded the studies designed to understand the adequation of teaching
methodologies that seek to understand the dynamics of the knowledge produced in the virtual
environment. Given this reality, the educational methodology in distance education must promote
meaningful learning guided on constructivist theories to support the new technologies of information
and communication. The research aimed to identify and analyze the critical factors of the acquisition
of knowledge arising from the process of meaning learning with the use of distance learning
technologies, identify the critical dimensions to be analyzed, highlight the difficulties and facilities of
the adoption of meaningful learning and technologies of contemporary education at a distance,
beyond the critical factors that underlie the use of technology understood as exploring the dimensions:
active, constructive, cooperative, purposive and contextual. The methodology was a descriptive,
qualitative approach being used a case study, an empirical study with six students and six teachers
from two courses of distance learning institutions in the city of Belo Horizonte, from semi-structured
interviews in a group focus. The studies presented show that from the perceptions of the two groups
investigated, it was found that teachers consider printed tools, conceptual and more relevant to reach
a meaningful learning while students value more the tools along with recreational resources
considered by them more dynamic and interesting. Both groups investigated highlight how relevant
resources such as texts, images, audios, videos, simulations, animations, links, pages, graphics,
pictures enriching tolls such as forums, wikis, chats, twitter, blogs, faqs and others. It can be argued
that in order to obtain the acquisition of the knowledge gained from the process of meaningful learning
with the use of technologies, tools should be developed based on technological perspectives imprint
dialogical and collaborative problem-solving with activities in which students become subject active in
the construction of their own knowledge allowing the interaction of the learner with their contents to be
worked in order to stimulate, challenge, thereby aiding their intellectual development.