dc.contributor.advisor | Pardini, Daniel Jardim | |
dc.contributor.author | Luz, Leonardo Paulino | |
dc.date.accessioned | 2020-11-20T22:12:23Z | |
dc.date.available | 2020-11-20T22:12:23Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/747 | |
dc.description.abstract | No âmbito da complexidade de gestão dos diversos tipos de organização, tem-se o desafio
atual da expansão do Terceiro Setor no Brasil e no mundo. Por não visar fins lucrativos,
tais organizações, dentre elas as missionárias, apresentam um perfil de natureza diversa,
não objetivando essencialmente transações econômicas, e sim a transformação do ser
humano. As instituições missionárias se orientam por um rico sistema de valores e crenças,
que constituem a sua missão e reforçam a identificação do indivíduo com o seu trabalho
humanitário. Neste contexto, o exercício da liderança servidora, embora aplicável em
qualquer tipo de organização, ganha evidência naquelas sem fins lucrativos. Destacando a
diferença entre liderança transformadora e servidora, este estudo objetivou a validação de
uma escala adequada ao seu exercício em atividades missionárias de expatriados. Tomando
como referência o modelo de Patterson (2003), buscou-se contribuir para o enriquecimento
da temática liderança servidora e expatriação, por meio da conjugação dos atributos de
líderes servidores e líderes expatriados. Com a coleta de dados precedida da validação da
ferramenta de mensuração, os sujeitos desta pesquisa somaram 206 cidadãos assistidos de
Moçambique – África, que responderam os questionários após formulada a análise de sua
fidedignidade. Ajustado aos objetivos da pesquisa, o modelo proposto foi acrescido do
construto “Expatriação”, do desmembramento do construto “Amor” com inclusão de
“Equilíbrio”, e da junção dos construtos “Delegação” e “Humildade”. Os resultados
obtidos permitiram concluir que o “fator cultural” precisa ser considerado e, por isso,
incluído nos modelos de avaliação de liderança, especialmente, em ambientes onde o nível
de confiança nas relações é baixo. Também foi constatada a supremacia dos construtos
“Visão”, “Amor” e “Altruísmo”, e o impacto negativo do construto “Delegação e
Humildade” na relação entre moçambicanos e missionários brasileiros. Representando uma
valiosa contribuição empírica sobre a seleção, a preparação, o desenvolvimento e a
mensuração de líderes servidores e expatriados de diversas organizações, este estudo
aprofundou o entendimento da gestão de expatriados pelas organizações missionárias
existentes no país. | pt_BR |
dc.description.abstract | Within the complexity of several types of organization management, there is the actual
challenge of expansion of the Third Sector in Brazil and in the world. Not aiming at
profits, such organizations, among the missionary ones, display a diverse nature profile
that do not focus on economical transaction but on transforming human beings. Missionary
institutions are directed by a rich sense of values and beliefs which form its mission, and
reinforce the individual’s identification with the humanitarian work. In this context, the
practice of servant leadership, although applicable in any kind of organization, gain
evidence in nonprofit organization. Highlighting the difference between transforming and
servant leaderships, this study has as its objective to validate in an adequate scale the
practice of servant leadership in the missionary activities of expatriates. Taking Patterson’s
2003 model as reference, this thesis aims to contribute to enrich the servant leadership and
expatriate theme through conjugation of the attributes of servant and expatriate
leaderships. After validating the measuring tool, the data collection was carried out in
Mozambique, Africa, being responded by 206 persons. This happened after analyzing the
questionnaire reliability. Adjusted to the research goals, it was added to the proposed
model the “Expatriate” construct, the dismemberment of the “Love” construct with the
inclusion of “Balance”, and the junction of the constructs “Delegation and Humbleness”.
The results obtained allowed to conclude that “the cultural factor” has to be considered
and, for that reason, included in the leadership evaluation models, especially in
environments where the level of trust in the relationships is low. The data also showed the
supremacy of the constructs “Vision”, “Love” and “Altruism” and the negative impact of
the constructs “Delegation” and “Humbleness” in the relationship between Mozambican
and Brazilian missionaries. Representing a valuable empiric contribution about selection,
preparation, development and measurement of the servant leaderships and expatriates in
several organizations, this study generated a way to deepen the knowledge about expatriate
management in the existing missionary organizations in the country. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Liderança | pt_BR |
dc.subject | Confiança | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Liderança comunitária | pt_BR |
dc.title | Liderança servidora de expatriados: validação de uma escala em organizações missionárias | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | FUMEC | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Ciências Empresariais | pt_BR |