Perspectivas das cotas raciais no direito brasileiro: análise de seus fundamentos constitucionais
Visualizar/ Abrir
Data
2016Autor
Fagundes, Rodrigo Otávio Gomes
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
A história do negro no Brasil confunde-se com o descobrimento das terras
brasileiras. Foram mais de trezentos anos de escravidão e, apesar da Carta de
Alforria ter sido assinada em 1888, libertando os negros da escravidão,
transformando-os em “cidadãos livres”, estes foram colocados em liberdade sem a
menor estrutura e sem o menor planejamento que os apoiasse nessa nova vida. O
reflexo desse regime escravagista é sentido até os dias atuais. Nesse aspecto, a
Constituição Cidadã previu em seu texto o princípio da igualdade, definindo-o como
direito fundamental do homem. Apesar de consagrada a igualdade formal, que é
aquela igualdade imposta perante a lei, o que vem se buscando cada vez mais é a
igualdade material, que é a igualdade real, efetiva perante os bens da vida, com
igualdade de oportunidades. Como ser inacabado que é, o homem vive em
permanente construção, ocorrendo o mesmo com a igualdade, que varia no tempo e
no local onde deverá ser aplicada. A igualdade jurídica depende dos valores que se
pretende proteger em cada momento da sociedade. Nesses termos é que os
legisladores pátrios, imbuídos da missão de efetivar o princípio da igualdade material
e dotados de espírito afirmativo, começaram a aprovar diversas medidas com o
escopo de minorar as desigualdades raciais existentes. Para tanto foram editadas
várias leis, dando-se especial destaque às Leis nº 12.288/10 (Estatuto da Igualdade
Racial); nº 12.711/12 (Cotas Sociais no âmbito das Universidades Públicas Federais)
e nº 12.990/14 (Cotas Raciais no âmbito dos Concursos Públicos Federais). O
presente trabalho buscou demonstrar que a desigualdade socioeconômica entre
brancos e negros realmente existe. Entretanto, a solução não é a edição de medidas
afirmativas pontuais, que acabam por resolver o problema de maneira superficial. A
solução determinante para o problema da marginalização racial é o investimento
maciço em educação de qualidade. Espera-se com isso uma maior reflexão acerca
de tão delicado assunto que gera toda sorte de consequência. The history of black people in Brazil is intertwined with the discovery of the Brazilian
lands. It was over three hundred years’ slavery and even despite the letter of
manumission was signed in 1888, freeing blacks from slavery, turning them into "free
citizens" these were set free without any structure and without the slightest planning
that would support this new life. And the consequences of the slavery are felt to this
day. In this aspect, the Brazilian Federal Constitution foresaw in its text the principle
of equality, defining it as a fundamental human right. Although devoted to formal
equality, which is one imposed equality before the law, which has been increasingly
seeking is material equality that is real equality, effective before the goods of life with
equal opportunities. The man as an unfinished human being, lives in permanent
development, the same happens with the equality, which varies in time and place
where it should be applied. The Legal Equality depends on the values that you want
to be protected in every moment of society. Accordingly, it is imbued with our
legislators to effect the principle of substantive equality and endowed with an
affirmative spirit, they began the approval several measures/laws aiming at to
mitigate the racial inequalities. As consequence, several laws were edited, with
particular emphasis to Law No. 12,288/10 - Racial Equality Statute - Law No.
12,711/12 - Social Quotas in the Federal Universities - and Law No. 12,990/14 -
Racial quotas under the Federal Public Tenders. This present work sought to
demonstrate that the socio-economic inequality between whites and blacks actually
exists. However, the solution is not to edit some laws pointing specific statements to
solve the problem superficially. The decisive solution to the problem of racial
marginalization is a strong and solid investment in a high quality education. It is
hoped with this one, is much more reflection about this theme who is a delicate
subject and generates all sorts of consequences.