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dc.contributor.advisorMoura, Luiz Rodrigo Cunha
dc.contributor.authorGois, Arquimedes Martins
dc.date.accessioned2021-04-27T21:01:31Z
dc.date.available2021-04-27T21:01:31Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/839
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga os fatores que levam a persistência de estudantes do ensino médio e universitários a partir dos conceitos de apego e ódio à marca. Para isso, recorreu-se a metodologia survey para aplicar um questionário aos alunos do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Ouro Preto, a fim de verificar como se dá a relação destes com a marca da instituição. A metodologia da pesquisa envolveu também uma dimensão teórica dada pelo estudo do modelo de retenção e evasão de alunos, e por meio do estudo dos conceitos de ódio e apego à marca e seus determinantes. De acordo com a hipótese deste trabalho, a experiência passada negativa, a incongruência simbólica e a incompatibilidade ideológica levam ao ódio à marca, reduzindo a intenção de persistir, enquanto o apego reduz o ódio à marca e aumenta o apego à marca. Por meio do estudo do instrumental teórico e da interpretação dos dados obtidos com o questionário, foi possível compreender que a persistência dos alunos do IFMG resulta de fatores anteriores (habilidades e nível socioeconômico dos alunos) e após a admissão do aluno (organização do curso e suporte acadêmico-institucional) e também da relação (ódio ou apego) que desenvolvem com a marca. Assim, conclui-se que a forma como o aluno se relaciona com a marca pode levar à evasão ou persistência no curso, o que chama a atenção para a importância de uma política administrativa que zele pelo valor da marca para os alunos. A pesquisa também reforça a importância de se refletir sobre a evasão e / ou persistência escolar por meio da Administração, uma vez que a qualidade do vínculo dos alunos com a escola envolve a maneira como os alunos veem e constroem uma identificação com a escola.pt_BR
dc.description.abstractThis research investigates the factors that lead the persistence of high school and university students based on the concepts of attachment and brand hate. For this, we used the survey methodology to apply a questionnaire to students at the Federal Institute of Minas Gerais (IFMG), campus Ouro Preto, in order to verify how they relate to the institution's brand. The research methodology also involved a theoretical dimension given by the study of the model of retention and dropout of students, and by the study of the concepts of brand hate and brand attachment and its determinants. According to the hypothesis of this work, the negative past experience, the symbolic incongruity and the ideological incompatibility lead to brand hate, reducing the intention to persist, while attachment reduces the brand hate and increases brand attachment. Through the study of the theoretical instrumental and the interpretation of the data obtained with the questionnaire, it was possible to understand that the persistence of IFMG students results from previous factors (skills and socioeconomic status of students) and after the student's admission (course organization and support academic-institutional) and also of the relationship (hate or attachment) that they develop with the brand. Thus, it is concluded that the way the student relates to the brand can lead to evasion or persistence in the course, which calls attention to the importance of an administrative policy that watch over the value of the brand for students. The research also reinforces the importance of reflecting about school dropout and / or persistence through the Administration, since the quality of the students' link with the school involves the way like the students see and build an identification with the school.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMarcapt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleAntecedentes da persistência de alunos no ensino médio e superior: o papel do ódio e apego à marcapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


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