• Entrar
    Ver item 
    •   Repositório Institucional - FUMEC
    • FUMEC
    • FACE
    • Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Repositório Institucional - FUMEC
    • FUMEC
    • FACE
    • Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Aplicação e validação do Minnesota Innovation Survey (MIS) em uma empresa de tecnologia

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento FUMEC 2020 (2.526Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Rezende, Guilherme Sana
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Este estudo busca destacar o processo de inovação organizacional na empresa Alfa, cujo nome é fictício, centrado nos fatores condicionantes à inovação baseado no modelo do Minnesota Innovation Survey (MIS), desenvolvido pelo Minnesota Innovation Research Program (MIRP). Tem como objetivo principal estudar quais das dimensões do MIS impactam e indicam inovações na empresa pesquisada. Para tanto, busca identificar os principais fatores condicionantes e responsáveis por fomentar a inovação organizacional na empresa e também analisar a existência de fatores detratores, responsáveis por desestimular a inovação na empresa. A pesquisa possui abordagem quantitativa e teve como instrumento de coleta de dados um questionário digital contendo 46 questões que contemplam 21 das 29 dimensões do MIS, nas quais são desconsideradas algumas dimensões externas, devido às suas variáveis não se enquadrarem no objetivo proposto desta pesquisa. O público alvo constitui-se de um grupo de funcionários, perfazendo-se o total de 288 respondentes. O resultado aponta que o método MIS é pertinente e aplicável, pois identificou-se que a maior parte das dimensões analisadas dentro da empresa é percebida pelos funcionários, e quanto às dimensões que não são percebidas, sugerimos ser trabalhadas em busca de um ambiente ainda mais inovador.
     
    This study seeks to highlight the organizational innovation process at the company Alfa, whose name is fictitious, centered on factors conditioning innovation based on the Minnesota Innovation Survey (MIS) model, developed by the Minnesota Innovation Research Program (MIRP). Its main objective is to study which of the MIS dimensions impact and indicate innovations in the researched company. To this end, it seeks to identify the main conditioning factors responsible for fostering organizational innovation in the company and also to analyze the existence of detrimental factors, responsible for discouraging innovation in the company. The research has a quantitative approach and had as a data collection instrument a digital questionnaire containing 46 questions covering 21 of the 29 dimensions of the MIS, in which they some external dimensions are disregarded due to their variables not fitting the proposed objective of this research. The target audience is made up of a group of employees, making up a total of 288 respondents. The result shows that the MIS method is relevant and applicable, as it was found that most of the dimensions analyzed within the company are perceived by employees, and what about the dimensions that are not perceived, we suggest to be worked in search of an even more innovative environment.
     
    URI
    https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/840
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.Collections
    • Dissertações

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Entre em contato | Deixe sua opinião