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    Aplicação de um modelo de maturidade em gestão de processos de negócio na Companhia Energética de Minas Gerais

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    Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento FUMEC 2020 (2.111Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Neves, Mayra Evangelista
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
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    Resumo
    A gestão por processo de negócio (Business Process Management – BPM) tem se mostrado efetiva no alcance de melhores resultados para as organizações e seus stakeholders. A implantação desse modelo de gestão demanda elevado nível de esforço, e foram desenvolvidos modelos de avaliação da maturidade em BPM, que conseguem apontar lacunas e direcionar as ações para aprimoramento do BPM na organização. O presente trabalho realizou um estudo terciário acerca do tema, identificando os vieses entre os levantamentos feitos pelos autores, as problemáticas abordadas, as lacunas de pesquisa apontadas, os modelos de maturidade em gestão de processos mais relevantes mencionados na literatura e suas características. Os dois modelos mais pertinentes para mensurar a maturidade em BPM da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) foram o Process and Enterprise Maturity Model (PEMM) e o Business Process Orientation (BPO) e, com base neles, foi diagnosticada sua maturidade. Foi conduzida a modelagem de equações estruturais, que identificou Infraestrutura de Processo como construto de maior peso para a Cemig alavancar sua maturidade em BPM. Foi ainda explorado o algoritmo de Rasch, que estruturou o modelo de maturidade da Cemig de acordo com a dificuldade de cada item que compõe os construtos. As contribuições gerenciais são para a Cemig, que tem um diagnóstico de sua maturidade em gestão de processos e o direcionamento de alavancas prioritárias de atuação, voltadas para as áreas de TI e de gestão de pessoas. Foram ainda identificados pontos fortes, sinalizando as competências que tendem a gerar melhoria nos processos. A contribuição teórica relaciona-se à consolidação da literatura acerca do tema de modelos de maturidade em BPM contemplado, abarcando 630 trabalhos por meio dos estudos secundários, escopo da pesquisa, e à comparação entre as abordagens de Curva S e intervalo homogêneo entre os níveis de maturidade de um modelo. A contribuição metodológica se deu com a aplicação da técnica de estudo terciário, da análise de equações estruturais e do algoritmo de Rasch. A análise cruzada desses dois últimos possibilitou a criação de uma matriz de priorização dos itens em termos de impacto e dificuldade para a companhia. As limitações da pesquisa devem-se à seleção de bases de dados para o estudo terciário, à aplicação do modelo de maturidade em uma única empresa e ao fato de os especialistas entrevistados, para compor os parâmetros do algoritmo de Rasch, serem funcionários da companhia.
     
    Business Process Management (BPM) has been effective in improving organizations’ their stakeholders’ results. The implementation of this management tool requires effort and commitment of the whole organization and all its departments. Hence, models for evaluating BPM maturity have been developed, in order to point out gaps and guide action plan to improve BPM in the organization. The present work carried out a tertiary study about the subject, identifying biases the surveys, problems addressed, research opportunities, the most relevant BPM maturity models mentioned in the literature and their characteristics. The two most relevant models for measuring the BPM maturity of Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) were the Process and Enterprise Maturity Model (PEMM) and the Business Process Orientation (BPO) and, based on them, Cemig’s maturity was diagnosed. Structural equation modeling was conducted, which identified Process Infrastructure as the most important construct for Cemig to leverage its maturity in BPM. The Rasch algorithm was also explored, which structured Cemig's maturity model according to the difficulty of each item that composes the constructs. Management contributions are to Cemig, which has a diagnosis of its BPM maturity and its priorities, aimed at the areas of IT and people management. Strengths were also identified, signaling competencies that tend to improve processes. The theoretical contribution is related to the consolidation of the literature on the subject of BPM maturity models, covering 630 works through secondary studies scope of the research and to the comparison between the S Curve approaches versus homogeneous interval among the maturity levels of a model. The methodological contribution was made with the application of the tertiary study technique, the analysis of structural equations and the Rasch algorithm. The cross-analysis of these last two made it possible to create a matrix for prioritizing items in terms of impact and difficulty for the company. Limitations of the research are due databases selected for the tertiary study, the application of the maturity model in a single company and the fact that the specialists interviewed to compose the parameters of the Rasch algorithm are employees of the company.
     
    URI
    https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/841
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.Collections
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