Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCorrêa, Fábio
dc.contributor.authorSanches, Rafael Augusto de Oliveira
dc.date.accessioned2021-04-30T13:21:11Z
dc.date.available2021-04-30T13:21:11Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/849
dc.description.abstractA gestão adequada da Cultura Organizacional é um aspecto do cotidiano empresarial, por vezes, negligenciado pelas lideranças. Identificar a cultura e adequá-la no sentido de se obter o melhor de uma organização não é uma tarefa fácil, pois envolve trabalhar dimensões profundas da coletividade. Para garantir que o sistema de gestão da qualidade entregue os benefícios esperados, melhorando o desempenho de toda a corporação, uma série de condições deve ser observada, sendo o entendimento e a gestão da cultura organizacional uma dessas condições. A organização pesquisada neste trabalho, além de não ter clareza sobre as características principais de sua cultura organizacional, vem enfrentando dificuldades no que tange à identificação dos benefícios trazidos por seus sistemas de gestão, mais especificamente, seu sistema de gestão da qualidade, orientado pela norma ISO 9001. Sendo assim, a presente pesquisa teve como objetivo compreender a relação entre a cultura organizacional, o sistema de gestão da qualidade e o desempenho, tendo como cenário uma empresa do setor elétrico. Para se atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa, com a utilização de um questionário estruturado, como instrumento de coleta de dados. A técnica de modelagem de equações estruturais foi utilizada para testar o modelo conceitual proposto na pesquisa. Os resultados demonstram uma influência significativa e positiva da Cultura Organizacional sobre o Sistema de Gestão da Qualidade e do Sistema de Gestão da Qualidade sobre o desempenho, dados que estão alinhados com a revisão de literatura realizada. Ademais, verificou-se que a organização em questão possui culturas organizacionais predominantes dos tipos Mercado e Hierarquia, o que pode ser explicado pelas características do setor de energia elétrica nacional. As principais limitações da pesquisa são: as bases de dados utilizadas para a revisão da literatura; o conjunto de expressões de busca e o fato de a amostra ter se concentrado em apenas uma organização. A contemplação de mais bases de dados, a busca por outros conjuntos de expressões e a ampliação da amostra, envolvendo empregados de outras empresas do setor, são pontos a serem observados na realização de trabalhos futuros.pt_BR
dc.description.abstractThe proper management of the Organizational Culture is an aspect of the business routine, sometimes neglected by the leaders. Identifying the culture and adapting it in order to get the best out of an organization is not an easy task, as it involves working on deep dimensions of the community. To ensure that the quality management system delivers the expected benefits, improving the performance of the entire corporation, a series of conditions must be observed, with the understanding and management of the organizational culture being one of those conditions. The organization researched in this work, in addition to not being clear about the main characteristics of its organizational culture, has been facing difficulties in terms of identifying the benefits brought by its management systems, more specifically, its quality management system, guided by the standard ISO 9001. Therefore, this research aimed to understand the relationship between the organizational culture, the quality management system and performance, having as a scenario a company in the electric sector. In order to achieve the proposed objective, an exploratory research was carried out, with a quantitative approach, using a structured questionnaire as an instrument for data collection. The structural equation modeling technique was used to test the conceptual model proposed in the research. The results demonstrate a significant and positive influence of the Organizational Culture on the Quality Management System and the Quality Management System on performance, data that are in line with the literature review carried out. In addition, it was found that the organization in question has predominant organizational cultures of the Market and Hierarchy types, which can be explained by the characteristics of the national electricity sector. The main limitations of the research are: the databases used for the literature review; the set of search expressions and the fact that the sample was concentrated in only one organization. The contemplation of more databases, the search for other sets of expressions and the expansion of the sample, involving employees from other companies in the sector, are points to be observed when carrying out future works.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectGestão de qualidade totalpt_BR
dc.subjectISO 9000pt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.titleA influência da cultura organizacional no sistema de gestão da qualidade e no desempenho, em uma empresa de energia elétricapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.contributor.advisor-coFerreira, Eric de Paula
dc.publisher.programMestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples