Diretrizes para um repositório aberto de pesquisas e dados científicos
Data
2019Autor
Carvalho, Débora Sarmento de
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
Em busca de alternativas que suprissem a demanda por maior visibilidade da produção científica e acadêmica das Instituições de Ensino (IEs) reunidas no Colégio de Instituições de Ensino do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG) e considerando as novas práticas de
produção e divulgação da ciência no âmbito dos movimentos de acesso, dados e ciência aberta, esta pesquisa de mestrado buscou investigar as motivações dos pesquisadores para disponibilizarem suas produções acadêmicas segundo as diretrizes do acesso aberto, em um repositório ou agregador temático. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática de literatura para subsidiar a fundamentação teórica, seguida do levantamento de dados, coletados entre outubro de 2018 e abril de 2019, para a descrição de um panorama da divulgação científica dos cursos stricto sensu nas áreas das Engenharias, em Minas Gerais. Na sequência, em agosto de 2019, foram realizadas entrevistas com pesquisadores e gestores de cursos das Engenharias, a partir de um roteiro semiestruturado. Os depoimentos foram categorizados em comunicação científica, colaboração e discussão sobre acesso, dados e ciência aberta. A partir dessa análise, apresenta-se diretrizes para a constituição de um repositório de pesquisa e dados abertos, que contempla uma agenda de discussão, o estabelecimento de políticas mandatórias padronizadas e definições estruturais para garantir a viabilidade do repositório.