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dc.contributor.advisorMoura, Luiz Rodrigo Cunha
dc.contributor.authorNeri, Edione de Oliveira
dc.date.accessioned2022-05-09T23:34:48Z
dc.date.available2022-05-09T23:34:48Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/886
dc.description.abstractCompreender o comportamento do consumidor nesse cenário faz-se necessário a fim de analisar o endividamento dos consumidores, as influências de elementos individuais que se apresentam como preditores do endividamento, e analisar o impacto da dívida pessoal na satisfação com a vida, no atual momento do país. Nessa perspectiva, ao observar o comportamento do consumidor na busca por compreensão e para a análise do endividamento dos consumidores, fez-se necessário analisar os elementos individuais (hedonismo, teoria do comportamento planejado, impulsividade, fatores financeiros e materialismo) que se apresentam, em vários estudos aqui explicitados, como antecedentes ao endividamento. E também verificar o possível impacto do endividamento na satisfação com a vida dos jovens universitários brasileiros, o que pode contribuir para o conhecimento acadêmico nessa área. O objetivo principal da pesquisa foi mensurar o percentual máximo de variação no endividamento e na satisfação dos respondentes, que é gerado pela variação dos construtos antecedentes. Para tanto, realizaram-se estudos bibliográficos dos construtos investigados, foi criado um modelo hipotético e foi realizada uma pesquisa quantitativa por meio da aplicação de 340 questionários. Pôde-se concluir com a pesquisa que o nível de conhecimento e as habilidades financeiras têm impacto negativo sobre o potencial de endividamento de uma pessoa e influenciam também sua atitude em relação ao crédito, levando ao uso mais consciente das dívidas mais altas e de longo prazo. Também se conclui que o nível de preocupação diante das dívidas impacta o nível de satisfação com a própria vida. Esta pesquisa aprofunda os conhecimentos sobre as inter-relações entre a dívida, a satisfação e os antecedentes da dívida, principalmente em um momento de incerteza econômica, pois estudos mostram que tempos de crise geralmente resultam em grandes transformações na sociedade. Na medida em que o comportamento do consumidor também sofre mudanças com o advento de novas tecnologias, em um mundo cada vez mais conectado, há uma sobrecarga de informações publicitárias incentivando o aumento do consumo dos indivíduospt_BR
dc.description.abstractTo the extent that consumer behavior also suffers, with the advent of new technologies and connectivity, in an increasingly connected world, there is an overload of advertising information encouraging an increase in the consumption of individuals. Understanding consumer behavior in this scenario is necessary in order to analyze consumer indebtedness, the influences of individual elements that present themselves as predictors of indebtedness, and to analyze the impact of personal debt on life satisfaction, at the current moment of our country. In this perspective, when observing consumer behavior in the search for understanding and analyzing consumer indebtedness, it was necessary to analyze the individual elements (hedonism, theory of planned behavior, impulsivity, financial factors and materialism) that are presented in several studies, as presented, as a background to indebtedness. And also to identify the possible impact of the debt, in the satisfaction with the life of the young Brazilian university students, contributing to the academic knowledge. The main objective of the research, which is to measure the maximum percentage of variation in the indebtedness and satisfaction of the respondents, which is generated by the variation of the previous constructs, was achieved. For this purpose, bibliographic studies of the constructs to be investigated were carried out, a hypothetical model was created and a quantitative research was carried out through the application of 340 questionnaires. The research concludes that the level of financial knowledge and skills has a negative impact on a person's indebtedness potential, and also influences his attitude towards credit, leading to a more conscious use of higher and long-term debts. And that the level of concern about debts impacts the level of satisfaction with life itself. This research deepens the knowledge about the interrelationships between debt, satisfaction and debt history, especially at a time of economic uncertainty, as studies show that in times of crisis, they usually result in major transformations in society.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDívidaspt_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.titleOs elementos antecedentes do endividamento e a satisfação com a vida: um estudo com consumidores jovens universitários em Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.contributor.advisor-coGoncalves Filho, Cid
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


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