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dc.contributor.advisorLima, Luiz Claudio de
dc.contributor.authorSantos, Efigênia Lúcia de Oliveira
dc.date.accessioned2022-05-12T15:16:01Z
dc.date.available2022-05-12T15:16:01Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/888
dc.description.abstractEste trabalho tem como propósito discutir questões relacionadas à diversidade no contexto organizacional. Seu objetivo central é identificar e analisar as diferenças de percepções sobre a diversidade e o reconhecimento entre os professores, chefias e técnicos administrativos de uma instituição pública federal de ensino de Minas Gerais. Trata-se de um estudo de caso, que se caracteriza por ser uma pesquisa descritiva, aplicada, em que a metodologia qualitativa foi utilizada. O questionário foi respondido por 80 servidores do IFMG incluindo técnicos e docentes e chefias. As dificuldades impostas pela pandemia da Covid 19 foram um grande limitador para um número maior de respondentes ao questionário de pesquisa. A coleta de dados deu-se por meio de aplicação de questionário enviado ao endereço eletrônico dos professores, chefias e técnicos administrativos. Com os resultados obtidos foi realizada a análise das respostas em relação às percepções sobre a diversidade e reconhecimento. Entre as conclusões não foram notadas diferenças significativas entre as concepções da diversidade e reconhecimentos estabelecidas entre o grupo de técnicos, docente e gestores. Foram apresentados diferentes entendimentos ou compreensões sobre o que se configura como diversidade e reconhecimento no trabalho. As dimensões da diversidade mais pertinentes para o grupo pesquisado são referentes às minorias como: raça, gênero, religião, PCDs, geração, grupos LGBT, classe social, profissionais jovens, técnicos terceirizados, pessoas fora do padrão de beleza, pessoas com menor formação acadêmica, e pessoas pobres. O reconhecimento profissional está associado a ganhos financeiros, através de valorização e participação em cargos comissionados e de confiança, progressões e promoções na carreira. Com relação ao reconhecimento social outras formas também observadas são relacionadas ao respeito, identificação e motivação no trabalho, o feedback positivo, retribuição, verificação positiva de algum talento, formas de motivar e promover conquistas pessoais e profissionais, ou respeitar e promover a atuação do indivíduo principalmente se estiverem relacionados a elogios, aceitação e ou agradecimentos. Entre as limitações desta pesquisa destaca-se a impossibilidade de realização de entrevistas, grupos foco e outras metodologias que poderiam contribuir significativamente para a melhor compreensão das percepções dos pesquisado sobre os temas analisados. Para novas pesquisas, sugere-se a continuidade à investigação direcionando a públicos específicos, exclusivamente as mulheres, PCDs, negros e homossexuais para verificar a percepção específica dessas pessoas sobre a diversidade e reconhecimento no contexto de outros campis do IFMG. E o estudo da análise das diferenças de percepções sobre a diversidade e o reconhecimento entre os servidores do IFMG comparando com outras organizações públicas, ou com organizações privadas.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectServidores públicospt_BR
dc.subjectSatisfação no trabalhopt_BR
dc.titleDiversidade e reconhecimento no trabalho: um estudo em uma instituição pública de ensinopt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


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