dc.description.abstract | Este estudo trata da evasão escolar, um dos problemas muito comuns nas
instituições de ensino superior no Brasil, tanto públicas quanto particulares. Optou-se,
todavia, pelo fenômeno das instituições públicas. Foram discriminadas diversas razões que
pode levar um aluno a desistir de seu curso e apontou que consequências isso podia trazer
tanto para o discente quanto para a instituição. Por meio do Modelo de Vincent Tinto (1975,
1993), analisaram-se as seis hipóteses que podem conduzir um aluno à não persistência no
curso ou na universidade escolhida e se inferiu através delas possíveis soluções para o
problema. Trata-se de um estudo quantitativo e descritivo e os dados foram obtidos pelo
instrumento survey destinado aos alunos. Esta pesquisa trouxe como contribuição
informações capazes de apontar que motivos são responsáveis persistência do aluno em
permanecer na instituição, mantendo um comprometimento com sua vocação em alcançar as
metas pelas quais um dia ele sonhou em alcançar e, ao mesmo tempo, tentando encontrar uma
solução para os vários problemas enfrentados e que possivelmente o levarão a desistir de
alcançar seus objetivos naquela instituição. Entre esses motivos, pode-se citar, por exemplo,
apoio familiar, apoio financeiro ofertado pela instituição, metodologia aplicada pelo
professor, incentivo à produção acadêmica, região onde a instituição se insere. Das seis
hipóteses, duas foram rejeitadas. Validaram-se as hipóteses de que condições adequadas
promovem impacto positivo com o comprometimento com a instituição, comprometimento
com o curso promove impacto positivo na intenção de persistir, comprometimento com as
metas também promove a intenção de persistir e comprometimento com a instituição também
permite que o aluno não desista de seu curso. Os resultados encontrados apontam que os
alunos que responderam o survey, em todos os constructos analisados, mantinham o desejo de
persistência sendo importante salientar que em todos os constructos, a resposta predominante
era “concordo plenamente”, registrada pelo registro “10” e que o índice de evasão no IFMG –
campus de Ouro Preto era praticamente nulo. | pt_BR |