Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Danilo de Melo
dc.contributor.authorAssunção, Ronaldo Camilo
dc.date.accessioned2022-05-16T15:36:54Z
dc.date.available2022-05-16T15:36:54Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/897
dc.description.abstractEste estudo trata da evasão escolar, um dos problemas muito comuns nas instituições de ensino superior no Brasil, tanto públicas quanto particulares. Optou-se, todavia, pelo fenômeno das instituições públicas. Foram discriminadas diversas razões que pode levar um aluno a desistir de seu curso e apontou que consequências isso podia trazer tanto para o discente quanto para a instituição. Por meio do Modelo de Vincent Tinto (1975, 1993), analisaram-se as seis hipóteses que podem conduzir um aluno à não persistência no curso ou na universidade escolhida e se inferiu através delas possíveis soluções para o problema. Trata-se de um estudo quantitativo e descritivo e os dados foram obtidos pelo instrumento survey destinado aos alunos. Esta pesquisa trouxe como contribuição informações capazes de apontar que motivos são responsáveis persistência do aluno em permanecer na instituição, mantendo um comprometimento com sua vocação em alcançar as metas pelas quais um dia ele sonhou em alcançar e, ao mesmo tempo, tentando encontrar uma solução para os vários problemas enfrentados e que possivelmente o levarão a desistir de alcançar seus objetivos naquela instituição. Entre esses motivos, pode-se citar, por exemplo, apoio familiar, apoio financeiro ofertado pela instituição, metodologia aplicada pelo professor, incentivo à produção acadêmica, região onde a instituição se insere. Das seis hipóteses, duas foram rejeitadas. Validaram-se as hipóteses de que condições adequadas promovem impacto positivo com o comprometimento com a instituição, comprometimento com o curso promove impacto positivo na intenção de persistir, comprometimento com as metas também promove a intenção de persistir e comprometimento com a instituição também permite que o aluno não desista de seu curso. Os resultados encontrados apontam que os alunos que responderam o survey, em todos os constructos analisados, mantinham o desejo de persistência sendo importante salientar que em todos os constructos, a resposta predominante era “concordo plenamente”, registrada pelo registro “10” e que o índice de evasão no IFMG – campus de Ouro Preto era praticamente nulo.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectPersistênciapt_BR
dc.titleAntecedentes da evasão e permanência de alunos do ensino médio, técnico e superiorpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples