dc.contributor.advisor | Muylder, Cristiana Fernandes de | |
dc.contributor.author | Silva, Welber Ribeiro da | |
dc.date.accessioned | 2022-05-17T23:06:07Z | |
dc.date.available | 2022-05-17T23:06:07Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/899 | |
dc.description.abstract | A aceitação de uma tecnologia por seus usuários é fundamental para que ela produza as
mudanças e benefícios que influenciam em seu desempenho individual. Portanto, o objetivo
desta pesquisa é analisar a percepção de aceitação e uso de sistemas de informação e sua
influência no desempenho individual de tarefas no contexto das instituições públicas de
ensino. A pesquisa pode ser caracterizada como descritiva e quantitativa, tendo a Teoria
Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia (UTAUT) como base. A contribuição desta
pesquisa se dá na inclusão do constructo desempenho individual a UTAUT e sua aplicação
no contexto apresentado. A amostra obtida via survey, composta por 220 participantes, foi
analisada utilizando o método de Modelagem de Equações Estruturais com Mínimos
Quadrados Parciais (PLS-SEM). Os resultados confirmaram a expectativa de desempenho e
as condições facilitadoras, e rejeitaram a expectativa de esforço e a influência social como
preditores da intenção de uso. O uso obteve um nível moderado de explicação por seus
preditores (intenção de uso e condições facilitadoras), e embora tenha apresentado influência
positiva no desempenho individual da tarefa, o nível da capacidade de explicá-lo foi
insignificante. Os moderadores gênero, idade e experiência não apresentaram influência
significativa em nenhuma das relações. Os resultados demonstraram que a teoria não se
comportou no contexto de uma instituição pública de ensino da mesma forma que os estudos
que a conceberam. A confirmação de apenas um dos três preditores da intenção de uso
reduziu a capacidade de predição da intenção praticamente pela metade, o que indica que,
no contexto pesquisado, outros fatores também devem ser analisados para tentar prever
melhor a intenção de uso. | pt_BR |
dc.description.abstract | The acceptance of a technology by its users is essential for it to produce the changes and
benefits that influence their individual performance. Therefore, the objective of this research is
to analyze the perception of acceptance and use of information systems and its influence on
individual task performance in the context of public educational institutions. The research can
be characterized as descriptive and quantitative, having the Unified Theory of Acceptance and
Use of Technology (UTAUT) as a basis. The contribution of this research is the inclusion of
the individual performance construct in UTAUT and its application in the context presented.
The sample obtained via a survey, comprising 220 participants, was analyzed using the Partial
Least Squares Structural Equation Modeling method (PLS-SEM). The results confirmed the
expectation of performance and the facilitating conditions, and rejected the expectation of effort
and social influence as predictors of intention to use. The use obtained a moderate level of
explanation by its predictors (intention to use and facilitating conditions), and although it had a
positive influence on the individual performance of the task, the level of the ability to explain it
was insignificant. The gender, age and experience moderators did not have a significant
influence on any of the relationships. The results showed that the theory did not behave in the
context of a public educational institution in the same way as the studies that conceived it. The
confirmation of only one of the three predictors of the intention to use, reduced the capacity to
predict the intention practically by half, which indicates that, in the researched context, other
factors must also be analyzed to try to better predict the intention to use. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Desempenho | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia - Uso | pt_BR |
dc.title | Aceitação de sistemas de informação e sua influência no desempenho individual | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | FUMEC | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Ciências Empresariais | pt_BR |