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dc.contributor.advisorMuylder, Cristiana Fernandes de
dc.contributor.authorSilva, Welber Ribeiro da
dc.date.accessioned2022-05-17T23:06:07Z
dc.date.available2022-05-17T23:06:07Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/899
dc.description.abstractA aceitação de uma tecnologia por seus usuários é fundamental para que ela produza as mudanças e benefícios que influenciam em seu desempenho individual. Portanto, o objetivo desta pesquisa é analisar a percepção de aceitação e uso de sistemas de informação e sua influência no desempenho individual de tarefas no contexto das instituições públicas de ensino. A pesquisa pode ser caracterizada como descritiva e quantitativa, tendo a Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia (UTAUT) como base. A contribuição desta pesquisa se dá na inclusão do constructo desempenho individual a UTAUT e sua aplicação no contexto apresentado. A amostra obtida via survey, composta por 220 participantes, foi analisada utilizando o método de Modelagem de Equações Estruturais com Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). Os resultados confirmaram a expectativa de desempenho e as condições facilitadoras, e rejeitaram a expectativa de esforço e a influência social como preditores da intenção de uso. O uso obteve um nível moderado de explicação por seus preditores (intenção de uso e condições facilitadoras), e embora tenha apresentado influência positiva no desempenho individual da tarefa, o nível da capacidade de explicá-lo foi insignificante. Os moderadores gênero, idade e experiência não apresentaram influência significativa em nenhuma das relações. Os resultados demonstraram que a teoria não se comportou no contexto de uma instituição pública de ensino da mesma forma que os estudos que a conceberam. A confirmação de apenas um dos três preditores da intenção de uso reduziu a capacidade de predição da intenção praticamente pela metade, o que indica que, no contexto pesquisado, outros fatores também devem ser analisados para tentar prever melhor a intenção de uso.pt_BR
dc.description.abstractThe acceptance of a technology by its users is essential for it to produce the changes and benefits that influence their individual performance. Therefore, the objective of this research is to analyze the perception of acceptance and use of information systems and its influence on individual task performance in the context of public educational institutions. The research can be characterized as descriptive and quantitative, having the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT) as a basis. The contribution of this research is the inclusion of the individual performance construct in UTAUT and its application in the context presented. The sample obtained via a survey, comprising 220 participants, was analyzed using the Partial Least Squares Structural Equation Modeling method (PLS-SEM). The results confirmed the expectation of performance and the facilitating conditions, and rejected the expectation of effort and social influence as predictors of intention to use. The use obtained a moderate level of explanation by its predictors (intention to use and facilitating conditions), and although it had a positive influence on the individual performance of the task, the level of the ability to explain it was insignificant. The gender, age and experience moderators did not have a significant influence on any of the relationships. The results showed that the theory did not behave in the context of a public educational institution in the same way as the studies that conceived it. The confirmation of only one of the three predictors of the intention to use, reduced the capacity to predict the intention practically by half, which indicates that, in the researched context, other factors must also be analyzed to try to better predict the intention to use.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia - Usopt_BR
dc.titleAceitação de sistemas de informação e sua influência no desempenho individualpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


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