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dc.contributor.advisorRodrigues, Rodrigo Fonseca e
dc.contributor.authorVargas, Rodrigo de Matos
dc.date.accessioned2022-08-16T21:43:56Z
dc.date.available2022-08-16T21:43:56Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/935
dc.descriptionTrabalho inserido conforme recebido do autor, sem ata da banca/folha de aprovação com as devidas assinaturas.
dc.description.abstractNeste atual cenário mundial, em que as mudanças acontecem em uma velocidade espantosa, novos desafios, novas tecnologias e novos atores aparecem e participam ativamente dessas mudanças. Esta pesquisa apresenta exatamente um desses novos atores, as crianças, as quais interagem cada vez mais cedo com essa diversidade tecnológica. A participação das crianças nesse cenário passa a ser mais ativa quando as mesmas começam a aprender linguagem de programação através de ambientes computacionais. Esses ambientes são avaliados através de sua metacomunicação com aplicação de métodos da Engenharia Semiótica. Assim, a pesquisa visa observar e compreender o processo de metacomunicação usuáriosistema e a contribuição do mesmo no processo de aprendizagem infantil. Com o objetivo de verificarmos essas ocorrências de rupturas entre o ambiente de programação Scratch e seu público-alvo específico, aplicamos a metodologia denominada MAC – Método de Avaliação da Comunicabilidade –, uma técnica conhecida pela Engenharia Semiótica desde 1999. Diversos resultados foram percebidos, porém um merece destaque especial, em que percebemos que as mensagens foram, em sua maioria, identificadas e interpretadas pelos usuários finais. Por outro lado, ocorreram rupturas de comunicação em todos os voluntários, mesmo para aqueles que concluíram todas as tarefas.pt_BR
dc.description.abstractIn this present world scenario, where changes happen in an amazing speed, new challenges, new technologies and new actors appear and actively participate in these changes. This research presents just such new actors, the children, which they interact increasingly early with this technological diversity. Children's participation in this scenario becomes more active when they begin to learn programming language through computational environments. These environments are assessed through its application to meta methods of Semiotics Engineering. Thus, the search attempts to understand and evaluate the process of meta-user system and its contribution in the early learning process. In order verify these occurrences breaks between the Scratch programming environment and your audience specific target. We apply a methodology called MAC - the communicability evaluation method, a technique known by the semiotic engineering since 1999. Several outcomes were perceived, but one deserves special mention where we realized that the messages were mostly identified and interpreted by end users, but communication breaks occurred in all volunteers, even for those who have completed all tasks.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectScratch (Linguagem de programação de computador)pt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.titleAmbiente de programação scratch na perspectiva da engenharia semióticapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


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