Ambiente de programação scratch na perspectiva da engenharia semiótica
Data
2016Autor
Vargas, Rodrigo de Matos
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Neste atual cenário mundial, em que as mudanças acontecem em uma velocidade
espantosa, novos desafios, novas tecnologias e novos atores aparecem e participam
ativamente dessas mudanças. Esta pesquisa apresenta exatamente um desses
novos atores, as crianças, as quais interagem cada vez mais cedo com essa
diversidade tecnológica. A participação das crianças nesse cenário passa a ser mais
ativa quando as mesmas começam a aprender linguagem de programação através
de ambientes computacionais. Esses ambientes são avaliados através de sua
metacomunicação com aplicação de métodos da Engenharia Semiótica. Assim, a
pesquisa visa observar e compreender o processo de metacomunicação usuáriosistema e a contribuição do mesmo no processo de aprendizagem infantil. Com o
objetivo de verificarmos essas ocorrências de rupturas entre o ambiente de
programação Scratch e seu público-alvo específico, aplicamos a metodologia
denominada MAC – Método de Avaliação da Comunicabilidade –, uma técnica
conhecida pela Engenharia Semiótica desde 1999. Diversos resultados foram
percebidos, porém um merece destaque especial, em que percebemos que as
mensagens foram, em sua maioria, identificadas e interpretadas pelos usuários
finais. Por outro lado, ocorreram rupturas de comunicação em todos os voluntários,
mesmo para aqueles que concluíram todas as tarefas. In this present world scenario, where changes happen in an amazing speed, new
challenges, new technologies and new actors appear and actively participate in these
changes. This research presents just such new actors, the children, which they
interact increasingly early with this technological diversity. Children's participation in
this scenario becomes more active when they begin to learn programming language
through computational environments. These environments are assessed through its
application to meta methods of Semiotics Engineering. Thus, the search attempts to
understand and evaluate the process of meta-user system and its contribution in the
early learning process. In order verify these occurrences breaks between the Scratch
programming environment and your audience specific target. We apply a
methodology called MAC - the communicability evaluation method, a technique
known by the semiotic engineering since 1999. Several outcomes were perceived,
but one deserves special mention where we realized that the messages were mostly
identified and interpreted by end users, but communication breaks occurred in all
volunteers, even for those who have completed all tasks.