Educação ambiental para manejo dos resíduos sólidos no IFMG, Campus Ouro Preto: uso da gestão do conhecimento
Data
2016Autor
Brito, Rosane Maria Serpa de
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
O homem, na sua constante busca pelo bem-estar, promove o crescente aumento de
resíduos sólidos. Também no IFMG – Campus Ouro Preto, um dos problemas observados
é a grande quantidade de resíduos sólidos produzidos e o destino que é dado a eles. O
objetivo do presente trabalho é propor o uso da gestão do conhecimento em Educação
Ambiental para a redução, reutilização e reciclagem desses resíduos gerados pela
comunidade dessa Instituição. Diante disso, verifica-se a necessidade de relacionar
práticas de gestão do conhecimento com Educação Ambiental para que novos
conhecimentos possam ser recriados e disseminados para proporcionar a conscientização,
a sensibilização e, principalmente, a mobilização da comunidade escolar, já que todo
trabalho que apresenta um viés com a sustentabilidade ambiental precisa passar por um
processo de sensibilização. A pesquisa foi realizada no IFMG – Campus Ouro Preto e
teve como sujeitos os assistentes administrativos vinculados a todas as diretorias. Em
relação aos objetivos, a pesquisa proposta nesse trabalho foi descritiva, com abordagens
quantitativa e qualitativa. O método utilizado para a análise dos resultados foi o indutivo
e os instrumentos usados para a coleta de dados foram a observação assistemática, a
aplicação de questionários e o trabalho de campo para se encontrarem as coordenadas
geográficas dos espaços do campus de maior produção de resíduos sólidos. Os resultados
obtidos demonstram que a coleta seletiva ocorre em alguns departamentos da Escola
mesmo sem haver a institucionalização do processo, mas a maioria dos respondentes
acredita que é importante desenvolver atividades de educação ambiental para se trabalhar
e realizar a destinação correta dos resíduos sólidos produzidos pela comunidade escolar. The man, in his constant search for well-being, promotes the increasing of solid waste. In
IFMG - Campus of Ouro Preto, one of the observed problems is also the large amount of
produced solid waste and the destination given to it. The aim of this study is to propose
using knowledge management practices in Environmental Education for the reduction,
reusing and recycling of such waste generated by the community from this institution.
Therefore, there is the need to connect the knowledge management practices with
environmental education so that new knowledge can be re-created and disseminated to
provide awareness, and especially the mobilization of the school community, since all the
work that has a bias to environmental sustainability must go through a process of
sensitization. This survey was conducted in the IFMG – Campus of Ouro Preto and had
as subjects administrative assistants linked to all the managements. The research was
descriptive, with quantitative and qualitative approaches. The inductive method was used
for analysis of the results and the instruments for the data collection were the
unsystematic observation, questionnaires and field work to find out the geographical
coordinates of the campus spaces with greater solid waste production. The results show
that the selective collect occurs in some of the school departments, even without
institution action, and the majority of respondents believe that it is important to develop
environmental education activities to work out and to perform the proper disposal of solid
waste produced by the school community.