dc.description.abstract | Esta pesquisa teve por objetivo analisar as influências do ambiente competitivo, dos
fatores estratégicos financeiros e da folga organizacional no desempenho de firmas
europeias atuantes no setor têxtil, importante por ser o despertar da manufatura no
mundo, sendo pioneiro na Revolução Industrial no velho continente. Os dados das
firmas, ao longo de 11 anos, sendo de 2006 a 2016, com um evento marco na história
da economia mundial, que foi a crise no sistema de crédito para habitação (subprime)
dos Estados Unidos da América (EUA), que afetou todas as economias, desperta
interesse ao ser visto como um espelho para outros momentos na história, como a
pandemia de 2020. A gestão das firmas, preocupadas com a sobrevivência, procura
buscar as melhores estratégias operacionais, financeiras e econômicas. Essas
produzem sinais em seus demonstrativos contábeis, que suprem os estudos visando
identificar as melhores práticas ou as melhores direções para os gestores em outros
momentos da história. O ambiente competitivo, cercado do desejo de crescimento,
concorrência e expansão para outros territórios, visa a busca de menores custos de
produção. Em um mercado consumidor que exige qualidade, produzir folgas de
recursos financeiros, dentre os existentes, pode representar força para períodos de
desafios. As estratégias, sendo agressivas ou conservadoras, produzirão
possibilidades de avanços, mas esses vetores poderão, em conjunto, contribuir para
o desempenho positivo das firmas. As amostras para o período da pesquisa, ou seja,
antes da crise, durante a crise e após a crise, ultrapassam o ponto de 202 casos, no
menor volume, o que representa volume satisfatório para análise, no modelo de
equações estruturais, sem comprometer os resultados. No que se refere à folga,
identificou-se que o modelo proposto apresenta uma grande capacidade explicativa,
nos três momentos analisados. Sendo assim, tem-se que a estratégia e o ambiente,
em conjunto, são capazes de explicar grande parte da variância da folga. Os efeitos
identificados abrem opções para novas pesquisas visando experimentos com outros
indicadores ou construtos, que poderão consolidar os resultados ou questioná-los. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aimed to analyze the influences of the competitive environment, financial
strategic factors and organizational slack in the performance of European firms
operating in the textile sector, important because it is the awakening of manufacturing
in the world, being a pioneer in the industrial revolution in the old continent. The data
of the firms over eleven years, being from 2006 to 2016 with a landmark event in the
history of the world economy that was the crisis in the housing credit system (subprime)
of the United States of America (USA) that affected all economies arouses interest
when being seen as a mirror to other moments in history as the pandemic in 2020. The
management of firms concerned with survival seeks to keep looking for the best
operational, financial and economic strategies. These produce signals in their financial
statements that supply the studies in order to identify the best practices or the best
directions for managers at other times in history. The competitive environment
surrounded by the desire for growth, competition, expansion to other territories aiming
at the search for lower costs for a consumer market that requires quality to produce
gaps in financial resources, among existing ones, can signal as a force for periods of
challenges. Strategies being aggressive or conservative will produce possibilities for
progress, but these vectors may together contribute to the positive performance of
firms. The samples for the research period, that is, before the crisis, during the crisis
and after the crisis exceeds the point of 202 cases, in the smallest volume and
represents the satisfactory volume for analysis in the model of structural equations
without compromising the results. These results were with regard to clearance, it was
identified that the proposed model presents a great explanatory capacity in the three
moments analyzed. Thus, it is said that the Strategy and the Environment, together,
are able to explain much of the variance of the Slack. The identified effects open
options for new research aimed at experimenting with other indicators or constructs
that may consolidate the results or question them. | pt_BR |