Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZiviani, Fabricio
dc.contributor.authorCastilho, Luciane Barbosa
dc.date.accessioned2024-02-06T20:04:28Z
dc.date.available2024-02-06T20:04:28Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/998
dc.description.abstractOs processos educacionais, utilizados hoje nas universidades, não são suficientes às condições de aprendizagem da sociedade, a qual possui a necessidade de independência na busca de informações e construção do conhecimento. Este requisito de mudança se dá pelas rápidas transformações tecnológicas a que está submetido o homem moderno. Não podemos mais pensar em ensinar, como na forma tradicional, sem correr o risco de estar desatualizado e oferecer recursos, técnicas que já não funcionam. Assim, este estudo tem por objetivo analisar o uso das tecnologias de informação e comunicação pelo professor e pelo aluno com foco no ensino e aprendizagem no ensino superior brasileiro. A pesquisa é quantitativa e descritiva. A coleta de dados foi realizada de forma estruturada pela internet, utilizando e-survey. Teve como universo e amostra uma população escolhida por conveniência do pesquisador, considerando jovens universitários e também professores independentes do sexo e também independente do período em que estejam cursando e/o que os professores estejam ministrando aulas. Com a análise dos dados, observou-se que os alunos possuem o perfil pragmático, que o método de ensino mais utilizado pelos professores é a exposição oral. Quanto ao uso da TIC entre professores e alunos, destacou-se: que os professores não estão aptos a trabalharem com as tecnologias, considerando as opiniões dos alunos. Quanto ao grau de interesse dos professores e alunos no uso de TIC, os professores deram mais importância no uso de intranet e murais próximos a sala de aula, já os alunos deram mais importância em tecnologias como o whatsapp. Espera-se que os resultados obtidos sejam motivos para novas publicações, produzir informações sobre o ganho do uso de tecnologia da informação e comunicação no ensino superior.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTecnologia da informação - Estudo de casospt_BR
dc.subjectEnsino superior - Inovações tecnológicaspt_BR
dc.titleO uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem em cursos superiorespt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples