• Entrar
    Ver item 
    •   Repositório Institucional - FUMEC
    • FUMEC
    • FACE
    • Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Repositório Institucional - FUMEC
    • FUMEC
    • FACE
    • Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem em cursos superiores

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento FUMEC 2015 (1.375Mb)
    Data
    2015
    Autor
    Castilho, Luciane Barbosa
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Os processos educacionais, utilizados hoje nas universidades, não são suficientes às condições de aprendizagem da sociedade, a qual possui a necessidade de independência na busca de informações e construção do conhecimento. Este requisito de mudança se dá pelas rápidas transformações tecnológicas a que está submetido o homem moderno. Não podemos mais pensar em ensinar, como na forma tradicional, sem correr o risco de estar desatualizado e oferecer recursos, técnicas que já não funcionam. Assim, este estudo tem por objetivo analisar o uso das tecnologias de informação e comunicação pelo professor e pelo aluno com foco no ensino e aprendizagem no ensino superior brasileiro. A pesquisa é quantitativa e descritiva. A coleta de dados foi realizada de forma estruturada pela internet, utilizando e-survey. Teve como universo e amostra uma população escolhida por conveniência do pesquisador, considerando jovens universitários e também professores independentes do sexo e também independente do período em que estejam cursando e/o que os professores estejam ministrando aulas. Com a análise dos dados, observou-se que os alunos possuem o perfil pragmático, que o método de ensino mais utilizado pelos professores é a exposição oral. Quanto ao uso da TIC entre professores e alunos, destacou-se: que os professores não estão aptos a trabalharem com as tecnologias, considerando as opiniões dos alunos. Quanto ao grau de interesse dos professores e alunos no uso de TIC, os professores deram mais importância no uso de intranet e murais próximos a sala de aula, já os alunos deram mais importância em tecnologias como o whatsapp. Espera-se que os resultados obtidos sejam motivos para novas publicações, produzir informações sobre o ganho do uso de tecnologia da informação e comunicação no ensino superior.
    URI
    https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/998
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.Collections
    • Dissertações

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Entre em contato | Deixe sua opinião