O uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem em cursos superiores
Data
2015Autor
Castilho, Luciane Barbosa
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
Os processos educacionais, utilizados hoje nas universidades, não são suficientes às condições de aprendizagem da sociedade, a qual possui a necessidade de independência na busca de informações e construção do conhecimento. Este requisito de mudança se dá pelas rápidas transformações tecnológicas a que está submetido o homem moderno. Não podemos mais pensar em ensinar, como na forma tradicional, sem correr o risco de estar desatualizado e oferecer recursos, técnicas que já não funcionam. Assim, este estudo tem por objetivo analisar o uso das tecnologias de informação e comunicação pelo professor e pelo aluno com foco no ensino e aprendizagem no ensino superior brasileiro. A pesquisa é quantitativa e descritiva. A coleta de dados foi realizada de forma estruturada pela internet, utilizando e-survey. Teve como universo e amostra uma população escolhida por conveniência do pesquisador, considerando jovens universitários e também professores independentes do sexo e também independente do período em que estejam cursando e/o que os professores estejam ministrando aulas. Com a análise dos dados, observou-se que os alunos possuem o perfil pragmático, que o método de ensino mais utilizado pelos professores é a exposição oral. Quanto ao uso da TIC entre professores e alunos, destacou-se: que os professores não estão aptos a trabalharem com as tecnologias, considerando as opiniões dos alunos. Quanto ao grau de interesse dos professores e alunos no uso de TIC, os professores deram mais importância no uso de intranet e murais próximos a sala de aula, já os alunos deram mais importância em tecnologias como o whatsapp. Espera-se que os resultados obtidos sejam motivos para novas publicações, produzir informações sobre o ganho do uso de tecnologia da informação e comunicação no ensino superior.