FUMEC: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 301-320 of 780
-
Análise de aspectos que influenciam o desempenho de operadoras de planos de saúde privados
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)A motivação desta pesquisa foi avaliar quais fatores internos e externos mais influenciam o desempenho de operadoras de planos de saúde. Para realizar esta análise foi considerado o período entre 2010 e 2015. Esse mercado ... -
Antecedentes da efetividade da gestão de uma Instituição Pública de ensino superior em MG
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)Nas últimas décadas, o cenário de atuação das organizações educacionais tem apresentado desafios e pressões para que as IES desenvolvam sua capacidade absorção e evolução, mediante a constante e acelerada transformação da ... -
Institutional voids e corrupção no setor público da construção civil no Brasil
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)Com o objetivo identificar e analisar a correlação entre os institutional voids e a corrupção no setor público brasileiro, a partir de sua relação contratual com o setor privado da construção civil, buscou-se, com este ... -
Movimento B: a percepção do consumidor brasileiro frente a produtos de empresas B
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)As empresas certificadas Empresas B surgiram como uma resposta à necessidade de mudança dos modos de gestão e produção das empresas, visando o cuidado maior com o impacto sobre as pessoas e o meio ambiente. Diante desta ... -
Cultura organizacional e mudança: o caso de uma fundação de caráter educacional em Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)O estudo sobre cultura tem ganhado espaço considerável entre as tentativas de compreensão dos fenômenos organizacionais, uma vez que a cultura organizacional envolve os diversos setores e níveis das empresas e por ser ... -
Mudanças no ambiente competitivo e as estratégias em agências de turismo de Belo Horizonte
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)Essa dissertação possui como tema geral a forma como as agências de viagens e seus gestores interpretam o ambiente, formam suas estratégias e fazem seu processo de tomada de decisão. Devido à grande quantidade de mudanças ... -
Potencial motivador do trabalho: um estudo na Prefeitura Municipal de Mário Campos
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)Esta pesquisa tem como tema o Potencial Motivador do Trabalho (PMT). O objetivo geral desta dissertação foi analisar o Potencial Motivador do Trabalho percebido na Prefeitura Municipal de Mário Campos. A pesquisa é de ... -
Fatores de pressão e comprometimento organizacional: um estudo com docentes de uma IES privada
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)Diversas são as exigências sobre o profissional docente, em especial o de ensino superior, foco deste trabalho. O meio acadêmico insere-se em um quadro de mudanças em que as demandas sobre determinadas tarefas, dentre ... -
Envolvimento do consumidor com produtos e serviços bancários
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)As instituições financeiras verteram suas atenções para além do mercado correntista, expandiram seus objetivos de lucros para os produtos e serviços. Com a franca expansão econômica em que estas instituições vivenciam, a ... -
Modelo matemático aplicado para mensurar efeito chicote na cadeia de abastecimento: estudo de caso da indústria do ramo alimentício
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)Com vistas ao objetivo de analisar as causas da propagação das oscilações do efeito chicote na performance da produção e distribuição de uma empresa do ramo alimentício, buscou-se, com este estudo, identificar o seu ... -
Confusão do consumidor e o processo de tomada de decisão
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)facilidade de acesso às informações e o a umento da variedade de produtos e serviços disponíveis no mercado geram um considerável número de opções de escolha para os consumidores. No processo de tomada de decisão do ... -
Relação entre modelos de alinhamento estratégico e tipologias de adaptação estratégica: um estudo no âmbito da certificação hospitalar
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)Este trabalho se propõe a investigar o tipo de relação existente entre os modelos de alinhamento estratégico e as tipologias de adaptação estratégica de hospitais quando do seu processo de preparação para certificação ISO ... -
Imagem institucional e governança corporativa: análise da competitividade e atratividade de empresas sob a ótica de investidores
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)A governança corporativa é um tema que vem sendo estudado não só no Brasil, como em todo o mundo, e está se tornando cada vez mais importante para as organizações. Consiste em um sistema pelo qual as organizações são ... -
Previsão de demandas variáveis em estoques aeronáuticos: um estudo da gestão de peças de reposição da frota Boeing 737NG no Brasil
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)O presente estudo tem por objetivo apresentar os principais conceitos sobre os métodos utilizados na previsão de demandas variáveis de materiais e peças de reposição aeronáuticas. Foram simulados os métodos Winters, ... -
Influência dos fatores de pressão no trabalho na prontidão para a transição de carreira: um estudo com profissionais de tecnologia da informação
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)Tendo em vista os desafios das empresas que percebem a existência de um movimento dos profissionais de TI em busca não exclusivamente de melhorias financeiras, mas de ambientes com menor nível de estresse, o presente estudo ... -
Inovação, redes e marca: a influência da fórmula 1 e o impacto na decisão de compra entre duas montadoras de automóveis no Brasil
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Em tempos de grande concorrência, as empresas buscam diferenciar seus produtos e serviços, através de fatores que influenciam a decisão de compra dos consumidores, obtendo assim vantagem competitiva. O presente estudo, ... -
Competências de empreendedores e estratégias de marketing: um estudo multicaso em Belo Horizonte (MG) e região metropolitana
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Objetivou-se com este trabalho caracterizar as competências desenvolvidas por pequenos empreendedores de Belo Horizonte e Região Metropolitana e descrever as estratégias de marketing por eles implementadas em suas empresas. ... -
A influência da percepção de suporte organizacional e social na intenção de rotatividade de profissionais de tecnologia da informação de Belo Horizonte
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Esse estudo teve como objetivo identificar a influência da percepção de suporte organizacional/social na intenção de rotatividade dos profissionais da Área de Tecnologia da Informação (TI) de Belo Horizonte. A amostra ... -
Antecedentes da efetividade da governança supraempresarial e sua influência no desempenho das empresas envolvidas
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)O ambiente de negócios cada vez mais acirrado, fruto, principalmente, da globalização, tem feito com que empresas busquem novas formas de atuação, como redes de negócios, aglomerados e clusters capazes de gerar ganhos de ... -
A educação financeira na base da pirâmide: uma análise da vulnerabilidade do consumidor de baixa renda
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Esta dissertação objetivou analisar os impactos da educação financeira na vulnerabilidade do consumidor de baixa renda em seu processo de consumo. Para responder a esta problemática adotou-se uma metodologia desdobrada em ...