• Entrar
    Ver item 
    •   Repositório Institucional - FUMEC
    • FUMEC
    • FACE
    • Programa de Doutorado e Mestrado em Administração
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Repositório Institucional - FUMEC
    • FUMEC
    • FACE
    • Programa de Doutorado e Mestrado em Administração
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Análise dos efeitos da rivalidade e do dinamismo do ambiente na posição competitiva da firma

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Mestrado em Administração FUMEC 2017 (487.5Kb)
    Data
    2017
    Autor
    Sousa, Eva Jaqueline Rolim Gonçalves de
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O dinamismo do ambiente e a rivalidade são fatores que potencialmente podem influenciar a posição competitiva das firmas. Esse foi o ponto inicial para este estudo, que tem como objetivo principal analisar as influências do dinamismo e da rivalidade na posição competitiva das empresas no período pré e pós-crise econômica de 2008. Para isso, utilizaram-se como amostra dados de empresas manufatureiras americanas no período de 2001 a 2015, analisando-se os dados através de modelagem de equações estruturais. O referencial teórico foi construído com base em estudos de autores clássicos e atuais para dar sustentação ao modelo proposto. Quando se trata de posição competitiva, a posição de Vantagem Competitiva é bastante estudada, sendo tema de diversos trabalhos. Já as posições de Desvantagem e Paridade Competitiva são pouco estudadas. Também pouco estudada é a relação entre os construtos dinamismo do ambiente e rivalidade. O modelo proposto neste estudo relaciona os construtos Posição Competitiva, Dinamismo e Rivalidade, utilizando como moderador o tamanho da firma. Constatou-se que a crise de 2008 influenciou o ambiente no qual as firmas da amostra estão inseridas, causando redução no dinamismo e na rivalidade. Verificou-se que a rivalidade e o tamanho da firma exerceram influência sobre a Posição Competitiva das firmas. Já dinamismo teve pouca influência sobre a Posição Competitiva delas. Conclui-se também que o dinamismo tem influência direta sobre a rivalidade entre as firmas, pois quanto maior o dinamismo maior será a rivalidade entre as elas.
    URI
    https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/376
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.Collections
    • Dissertações

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Entre em contato | Deixe sua opinião